A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participa do III Encontro de Formação de Trabalhadores e Trabalhadoras que atuam no cuidado em saúde da população do campo, da floresta e das águas, que acontece nos dias 14, 15 e 16 de abril, em Santarém. O evento reúne profissionais da saúde de diversas regiões do estado do Pará, com destaque para os enfermeiros que atuam em comunidades ribeirinhas e de planalto.
A formação integra o Projeto Começo-Meio-Começo, realizado em cooperação com o Ministério da Saúde, no âmbito do Termo de Execução Descentralizada nº 118/2023, e coordenado pelo Dr. Júlio Cesar Schweickardt, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O projeto faz parte da execução do ILMD-003-FIO-24, promovido pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia).
Com foco na qualificação dos profissionais que atuam em territórios amazônicos e no estado do Maranhão, a iniciativa busca fortalecer as práticas de cuidado em saúde, respeitando as especificidades culturais, sociais e territoriais da região. Além disso, visa intensificar a integração entre ensino, serviço e comunidade, criando espaços de diálogo e construção coletiva de saberes.
Durante esta etapa, os participantes vivenciam o primeiro encontro presencial da Trilha 3, conforme previsto no cronograma do projeto. A programação inclui rodas de conversa, oficinas práticas, debates e trocas de experiências sobre os desafios enfrentados no cotidiano do trabalho em saúde em áreas remotas e de difícil acesso.
A enfermeira do Núcleo Técnico de Referência em Saúde (NTRS) da Semsa, Daniella Cristiane Almeida Bernardes, umas das participante do encontro de formação, falou sobre importância da formação para valorização do SUS em territórios tradicionais.
"Ao qualificar os profissionais que atuam diretamente nas comunidades do campo, da floresta e das águas, fortalecemos a atenção básica e promovemos um cuidado mais humanizado, sensível às realidades locais. É por meio do conhecimento e da escuta que conseguimos construir um sistema de saúde mais equitativo, inclusivo e comprometido com a diversidade dos povos amazônicos", disse a enfermeira.
A participação no encontro reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização dos trabalhadores da saúde, o fortalecimento da atenção básica e a promoção da equidade no acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo nas regiões mais vulneráveis.
Programação
14/04/25
8h Acolhimento e entrega de crachás
8h30 Abertura local
9h30 Mística 1: Confluência das águas
10h Intervalo
10h15 Vídeo de apresentação da Trilha 3
10h30 Apresentação das cartografias construídas na Trilha 1
12h Almoço
14h (OE 1) Cartografia do Usuário-guia
16h30 Intervalo
17h Dinâmica 1: Mensagem do Dia
15/04/25
8h Acolhimento e Pacto de Convivência
8h30 (VE) – Viagem Educacional
8h40 (OE 2) Estudo de Caso: Intoxicação por Agrotóxico e Mercúrio
(OE 2) Estudo de Caso: Notificação de Violência e Acidente de Trabalho
12h Almoço
14h (OE 3) Confluência dos Saberes
16h Dinâmica 2: Corredor do Cuidado
16/04/25
8h Compartilhamento VE
9h Por onde vamos caminhar? Orientações do Puxirum da Trilha
10h Campus Virtual
11h Roda Avaliativa
12h30 Encerramento/Almoço