1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Ambulatório do Hospital Municipal encerra o primeiro semestre com 5,7 mil consultas; Serviço registra o crescimento de 15,5%
Ambulatório do Hospital Municipal encerra o primeiro semestre com 5,7 mil consultas; Serviço registra o crescimento de 15,5% Autor: HMS/PSM/UPA 24H

Ambulatório do Hospital Municipal encerra o primeiro semestre com 5,7 mil consultas; Serviço registra o crescimento de 15,5%

Ândria Almeida
Publicado em - Atualizado
O avanço reflete a retomada de agendas em especialidades e o fluxo constante de pacientes

De janeiro a junho deste ano, o Ambulatório Municipal de Especialidades do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo realizou 5.760 consultas — 771 a mais que no mesmo período de 2024 (4.989), o crescimento de 15,5%. reflete a retomada das agendas de especialidades anteriormente suspensas e o fluxo constante de pacientes encaminhados pela Central de Regulação, pelas unidades básicas de saúde, pelos municípios pactuados via TFD (Tratamento Fora do Domicílio) — programa do SUS que garante atendimento em outro município quando o serviço não está disponível na cidade de origem — e pelas portas de urgência do HMS e da UPA 24h.

A cirurgia geral manteve a liderança da demanda, com 1.816 atendimentos, seguida pela ortopedia/traumatologia, que somou 1.739. A expansão de vagas em ginecologia e cardiologia resultou em 350 e 386 consultas, respectivamente. Completam o volume do semestre: urologia (440), cirurgia vascular (452), otorrinolaringologia (286) e infectologia (291). Maio foi o mês de maior movimento, ultrapassando a marca de 1.018 atendimentos, seguido de perto por junho (989).

Elizeu Betcel da Silva foi um dos pacientes atendidos no ambulatório. Ele relata como foi o acolhimento: “Venho, de coração, agradecer a toda a equipe do ambulatório municipal de Santarém pelo cuidado, respeito e atenção que recebi durante meu atendimento. Como senhor idoso, me senti acolhido e tratado com carinho, o que faz toda a diferença. Que Deus abençoe cada um de vocês por esse trabalho tão bonito e importante.”


Seu Rosivaldo Prado da Silva necessitou de atendimento na especialidade vascular do ambulatório. Ele destaca a atenção da equipe: “Fui ao atendimento no dia 9 de junho deste ano no ambulatório municipal e saí de lá satisfeito, tanto com o atendimento da equipe quanto com o atendimento médico. Médico extremamente atencioso, e você sai otimista, com a esperança de que serei curado por meio da medicina e do compromisso da equipe que me acolheu.”


Para Lúcia Dolzanes, da Divisão Especializada de Especialidade Ambulatorial, a unidade tem papel fundamental na continuidade do cuidado: “Especialmente para os pacientes que passaram por internação ou atendimento de urgência. Nosso foco é garantir que eles tenham acompanhamento adequado, com acesso às especialidades e acolhimento humanizado, fortalecendo a resolutividade da rede.”


O ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na Travessa 15 de Agosto, nº 1011, bairro Santa Clara, assegurando a continuidade do cuidado iniciado no HMS e nos demais serviços da rede.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.