3. Saúde
Samu completa 15 anos salvando vidas em Santarém Autor: Agência Santarém

Samu completa 15 anos salvando vidas em Santarém

Katrine Bentes
O serviço atende vítimas de situações de urgência ou emergência

Para celebrar os 15 anos de atuação em Santarém, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 realizou uma missa em ação de graças, proferida pelo padre Sidney Canto, nesta segunda-feira, 1, na base da Unidade. O Serviço é gerenciado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa). Em média, o Samu efetua cerca de 600 atendimentos por mês.

Atualmente, a frota do Samu opera com quatro ambulâncias, sendo duas Unidades de Suporte Avançado (USA) - UTI Móvel e duas Unidade de Suporte Básico (USB), Além disso, duas motolâncias e duas ambulanchas que atendem à população ribeirinha.

O serviço é composto de 58 servidores, sendo: 01 Coordenação, 08 Enfermeiros Assistenciais, 01 Enfermeiro Operacional, 13 Técnicos de Enfermagem, 13 Condutores Socorristas, 09 Telefonista/Rádios Operadores, 03 Administrativos, 01 Farmacêutica, 02 Vigias, 02 Auxiliares de Serviços Gerais e 05 Médicos.

O coordenador do Samu, Joziel Colares, destaca a importância do serviço em Santarém. “O Samu realiza um trabalho excepcional atendendo as ocorrências 24horas. Hoje, estamos celebrando esse serviço que salva tantas vidas. Que venham muitos outros anos de crescimento e melhorias. Vamos continuar aperfeiçoando os atendimentos, através das capacitações e trabalhando sempre com muita empatia e humanização. Pois, quando paciente entra na ambulância o problema dele passa a ser nosso. É isso aí, vamos celebrar.”

“O Samu é um equipamento importante para nosso município, que atua todos os dias, salvando vidas de milhares de pessoas. Parabéns aos nossos heróis e vamos continuar fortalecendo a sua atuação”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

Sobre a implantação do SAMU

No dia 1° de maio de 2008, foi implantado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, no município de Santarém, pelo governo federal, com objetivo atender as vítimas de situações de urgência ou emergência, de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

Esse serviço propõe um modelo de assistência padronizado, que opera através do acionamento à Central de Regulação das Urgências, por discagem telefônica gratuita e de fácil acesso através do número 192.

O atendimento ocorre em três etapas: o recebimento da chamada, a triagem do caso e o direcionamento para um médico que avalia a demanda, orienta e conclui a necessidade ou não do envio da ambulância.