3. Saúde
  4. Carnaval 2023: SAMU recebe 147 ocorrências e bate recorde de atendimentos em uma única noite
Carnaval 2023: SAMU recebe 147 ocorrências e bate recorde de atendimentos em uma única noite Autor: Agência Santarém

Katrine Bentes
Os profissionais atuaram em pontos estratégicos nos quatro dias de folia.

Visando otimizar o tempo de acesso aos serviços de saúde de urgência e emergência, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), instalou três bases do Samu em pontos estratégicos para cobrir o carnaval, com equipes atuando na Vila Balneária de Alter do chão, na Avenida Anysio Chaves e nas dependências da Arena Estadual do Oeste do Pará, onde foi realizado o Cristoval. Durante os quatro dias de folia, foram realizados 147 atendimentos, com recorde de ocorrências em uma única noite, sendo 17 na madrugada do último dia da festa.

Dados de atendimentos

O SAMU atendeu do dia 17 a 21 de fevereiro 147 ocorrências. Foram 26 acidentes de trânsito com 31 vítimas; 38 atendimentos de quadro clínico adulto; 17 queda/trauma, 10 QTA; 07 agressões físicas; 2 ferimentos com arma branca, entre outros serviços.

“Foi um período carnavalesco com muitas ocorrências, de terça para quarta realizamos 17 atendimentos no período noturno, esse quantitativo geralmente a gente atende durante um dia todo. Foi bem tenso, muita correria, mas graças a Deus nós conseguimos fazer um bom trabalho e atender todos que precisaram”, informa o coordenador do SAMU, Joziel Colares.

SAMU: agilidade, segurança e eficiência.

"Os diferenciais do SAMU são agilidade, segurança e eficiência no primeiro atendimento para que o paciente seja conduzido até o Hospital de maneira estável. Por isso, é tão importante otimizar o tempo em que as equipes chegam ao local das ocorrências”, relata a titular da Semsa, Irlaine Figueira.

Atualmente, o SAMU opera com três ambulâncias, sendo duas Unidades de Suporte Avançado (USA) - UTI Móvel, uma Unidade de Suporte Básico (USB), Além disso, duas motolâncias e duas lanchas que atendem à população ribeirinha.

Sobre a implantação do SAMU

No dia 1° de maio de 2008 foi implantado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no município de Santarém, com objetivo atender as vítimas de situações de urgência ou emergência, de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras. Em 2022, o SAMU completou 14 anos de atuação no município.

Esse serviço propõe um modelo de assistência padronizado, que opera através do acionamento à Central de Regulação das Urgências, com discagem telefônica gratuita e de fácil acesso através do número 192.

O atendimento ocorre em três etapas: o recebimento da chamada, a triagem do caso e o direcionamento para um médico que avalia a demanda, orienta e conclui a necessidade ou não do envio da ambulância.