3. Saúde
  4. Agentes do Samu são capacitados sobre atendimento pré-hospitalar
Agentes do Samu são capacitados sobre atendimento pré-hospitalar Autor: Agência Santarém

Agentes do Samu são capacitados sobre atendimento pré-hospitalar

Katrine Bentes
O treinamento permite aperfeiçoar o serviço dos socorristas.

Para socorrer as vítimas de casos urgentes com mais agilidade e segurança, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizou na manhã desta quinta-feira, 1, um treinamento da equipe de socorristas sobre Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

O coordenador do Samu, Joziel Colares, explicou a importância da ação. “Essa é a segunda capacitação sobre APH que realizamos nesse ano. O treinamento é essencial para aperfeiçoar o atendimento da equipe. Ainda mais com a situação atual de Santarém com média de 6 a 8 acidentes por dia. Então, é essencial termos a equipe do Samu ainda mais qualificada. Quem ganha com isso é a população Santarena."

Atualmente, o Samu opera com 3 ambulâncias, sendo 2 Unidades de Suporte Avançado (USA) - UTI Móvel, 1 Unidade de Suporte Básico (USB), Além disso, 2 motolâncias e 2 lanchas que atende à população ribeirinha.

"Em casos de acidentes de urgência e emergência, o Samu realiza o primeiro atendimento a vítima, por isso, a agilidade e a segurança são o diferencial no serviço, para que o paciente seja conduzido até o Hospital de maneira estável", pontua a titular da Semsa, Irlaine Figueira.

Samu de Santarém

No dia 1 de maio de 2008 foi implantado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no município de Santarém, com objetivo atender as vítimas de situações de urgência ou emergência, de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras. Em 2022, o Samu completou 14 anos de atuação em Santarém.

Esse serviço propõe um modelo de assistência padronizado que opera através do acionamento à Central de Regulação das Urgências, com discagem telefônica gratuita e de fácil acesso através do número 192. O atendimento ocorre em três etapas: o recebimento da chamada, a triagem do caso e o direcionamento para um médico que avalia a demanda, orienta e conclui a necessidade ou não do envio da ambulância.