Por ocasião do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nessa segunda-feira, a "I Mostra Santarém, Aqui Tem SUS”. Foram apresentadas oito experiências exitosas desenvolvidas no município e que foram avaliadas por uma banca examinadora.
Antes do início das apresentações, foi feita composição da mesa para solenidade de abertura. Foram chamados o vice-prefeito Carlos Martins; a secretária municipal adjunta de saúde, Irlaine Figueira; a assistente social, Elcivânia Miranda e o representante do Conselho Municipal de Saúde de Santarém (CMSS), Adailton Costa.
Em sua fala, a secretária adjunta, Irlaine Figueira, destacou a importância da "I Mostra Santarém, Aqui Tem SUS" não somente para a gestão, mas também para os profissionais que têm oportunidade de expor o que fazem todos os dias pela saúde pública em Santarém.
“As experiências que os profissionais de saúde que atuam no SUS em Santarém precisam ser levadas ao conhecimento não somente dos próprios usuários, mas da sociedade de um modo geral. São ideias e iniciativas implementadas em que eles buscam fazer além do papel deles, enquanto servidores públicos da saúde, para fortalecer e dar mais qualidade ao serviço prestado e que ainda pode servir de inspiração para outras equipes,” disse a secretária.
As apresentações foram avaliadas por uma banca examinadora, formada pelas docentes da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Veridiana Barreto do Nascimento e Franciane de Paula Fernandes, e pelo docente da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Hernane Guimarães dos Santos Junior. Das oito experiências expostas, eles selecionarão quatro para representar Santarém na "V Mostra Pará, Aqui Tem SUS” – edição 2025. E, dentre essas, uma será escolhida para concorrer como representante do município no evento estadual.
A primeira experiência a ser apresentada abordou as “Estratégias e desafios para imunização em comunidades ribeirinhas na região do Tapará”, apresentado pelo enfermeiro, Richarlison Sousa Castro;
A segunda temática foi sobre os “Desafios que as equipes do Programa Consultório na Rua enfrentam para tratar tuberculose na Amazônia”, apresentado por Maria Eunice Pereira Costa;
Na sequência, o público conheceu como é a “Atuação do enfermeiro responsável técnico na sala de vacina: uma experiência exitosa”. A exposição foi com Sílvia Maria Farias dos Santos;
Seguindo a programação, a próxima experiência, apresentada por Brenda Ramos Santos, destacou “O impacto da equipe multidisciplinar em uma Unidade Básica de Saúde da zona oeste de Santarém”.
“Mostramos que com integração da equipe eMulti dentro da UBS Conquista, tivemos uma melhora na condição de saúde dos usuários do SUS. O serviço que oferecemos é uma continuação dos atendimentos iniciais em que ficamos mais proxímos aos pacientes de forma a proporcionar resoluções para os problemas deles”, explicou Brenda.
João David Batista Lisbôa explicou aos presentes de que forma é realizada a Dispensação de medicamentos na UBS Fluvial Abaré I, detalhando como é desenvolvida a assistência farmacêutica na região do rio Tapajós.
A sexta experiência retratou as ações desenvolvidas por meio de aulas temáticas coletivas nas praças de Santarém com profissionais do programa Academias da Saúde, apresentado por Marcilane Silva de Jesus. “Nós mostramos como levamos o nosso trabalho para pontos onde muitas pessoas possam participar. É uma forma também de incentivar as pessoas a praticar atividades físicas e aos colegas profissionais de saúde a ampliar as informações e estimular outras pessoas a conhecer as nossas ações de promoção à saúde,” destacou
A enfermeira Joedna Carvalho Maciel apresentou a iniciativa “Promovendo a saúde mental por meio de oficinas de artesanato em uma comunidade ribeirinha no interior da Amazônia”. De acordo com ela, é uma forma de ajudar os comunitários a cuidar da saúde mental. “É uma forma de socializar e sabemos dos pacientes que necessitam desse cuidado com a saúde mental, principalmente após a pandemia de Covid-19. Além disso, estimula eles a criar uma fonte alternativa de renda”, disse.
A última experiência apresentada foi por Joscinete Tangara Santos da Silva que expos “Cuidado às populações ribeirinhas da Amazônia por meio de Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSFs): um relato de experiência.
O vice-prefeito de Santarém, doutor Carlos Martins, destacou a importância da mostra. “É um diálogo que precisamos ter com a população exatamente para mostrar quais são as ações do SUS, quais são os programas que nós temos, a importância de se promover ações preventivas à saúde. O SUS é muito amplo e tudo o que nós pudermos fazer para fortalecer e expor a importância desse sistema é necessário,” afirmou Carlos Martins.