As Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF) Abaré I e Ailton Barros iniciaram mais uma importante expedição de atendimento médico às comunidades ribeirinhas da região do rio Tapajós. A ação é coordenada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e visa garantir acesso a serviços essenciais de saúde para populações distantes da área urbana do município.
De acordo com a Assessoria de Rios do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPS) da Semsa, a UBSF Abaré I atenderá 44 comunidades ribeirinhas da região do Tapajós, enquanto a UBSF Ailton Barros percorrerá comunidades da região do Aritapera e áreas adjacentes, entre elas Igarapé-Açu, Centro do Aritapera, Boca de Cima do Aritapera, Quilombo, Cabeça do Onça, Água Preta, Costa do Aritapera, Quilombo Saracura, Quilombo Arapema, Piracãoera de Cima e Baixo, São Ciríaco, Campos do Aramanai e Campos do Urucurituba.
Durante a expedição, a população terá acesso a: consultas médicas e de enfermagem, atendimentos odontológicos e ambulatoriais, vacinação, coleta para exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU), testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além da entrega gratuita de medicamentos.
"O barco-hospital Abaré I conclui neste mês de setembro o ciclo de viagens. Será a sétima expedição do ano. A ação faz parte de um esforço contínuo para garantir assistência a moradores de áreas de difícil acesso. Neste mês, já conseguimos perceber os efeitos da seca, o que dificulta bastante a continuidade das viagens neste segundo semestre. Mesmo assim, estamos pensando em estratégias e alternativas de transporte para manter a cobertura das comunidades, sem deixar de atender quem precisa”, destacou Tângara Sansil, assessora de saúde da Semsa para a região de rios.
O Abaré I, em articulação com as unidades de saúde distribuídas ao longo do Tapajós, representa um elo fundamental entre as equipes multiprofissionais e as famílias ribeirinhas, garantindo acesso a consultas médicas, odontológicas, vacinação e ações de promoção à saúde.
A secretária municipal adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, reforçou o compromisso da gestão com a saúde ribeirinha.
"Mesmo diante do período de estiagem que começamos a enfrentar, estamos avaliando ajustes logísticos para que a população continue assistida, preservando a missão de levar atendimento digno e humanizado a cada comunidade ribeirinha".
Cronograma – UBSF Abaré I (Setembro/2025)
16/09 (Terça): Vila Franca, Maripá, Santi/Curipatá
17/09 (Quarta): Anumá, Carão, Pedra Branca, Solimões (Aldeia)
18/09 (Quinta): V. Alegre/Araçazal, Capixauá/N. Progresso, Suruacá
19/09 (Sexta): Mapiri, Ukena, Vila Amorim
20/09 (Sábado): Cabeceira do Amorim, Pajura, Limão Tuba/Brinco das Moças, Ens. do Amorim
21/09 (Domingo): Parauá, Surucuá, Paricatuba
22/09 (Segunda): Muratuba, V. Alegre do Muratuba, Mirixituba (Aldeia), Santo Amaro (Aldeia)
23/09 (Terça): Jauarituba, Jatequara, Paraná Pixuna, Jaca/Jacaré, São Tomé
24/09 (Quarta): Boim/Rosário, Pau da Letra, Tucumatuba, Nuquini
25/09 (Quinta): Nova Vista, Samaúma
Cronograma – UBSF Ailton Barros (Setembro/2025)
16/09 (Terça): Igarapé-Açu
17/09 (Quarta): Centro do Aritapera (manhã), Boca de Cima do Aritapera (tarde)
18/09 (Quinta): Praia (manhã), Quilombo (tarde)
19/09 (Sexta): Cabeça do Onça (dia todo)
20/09 (Sábado): Água Preta (manhã), Costa do Aritapera (tarde)
21/09 (Domingo): Igarapé do Costa (Obs: parada no Pau da Mulata)
22/09 (Segunda): Quilombo Saracura (manhã), Quilombo Arapema (tarde)
23/09 (Terça): Piracãoera de Cima (dia todo)
24/09 (Quarta): Piracãoera de Baixo (dia todo)
25/09 (Quinta): São Ciriaco (dia todo)
26/09 (Sexta): Campos do Aramanai e Campos do Urucurituba (navio atracado no São Ciríaco)