Em resposta à atual crise ambiental provocada pela fumaça proveniente principalmente de municípios vizinhos, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou nesta quinta-feira, 28, ação de sensibilização contra queimadas e poluição na Escola Municipal Helena Lisboa.

A iniciativa teve como público-alvo as turmas do ensino fundamental e faz parte de um conjunto de esforços intensificados pela administração municipal para prevenir danos ambientais e proteger a saúde da população.
Durante a atividade, os estudantes participaram de palestras e dinâmicas educativas que destacaram a importância de combater as queimadas e cuidar do meio ambiente.
Leia também:
- Semma intensifica rondas noturnas para combater poluição sonora em Santarém
- Semma realiza nova etapa de plantio no entorno do Lago do Mapiri para restaurar vegetação da área
- Prefeitura inaugura UBS São Ciríaco, região de várzea
Segundo a coordenadora da equipe de Educação Ambiental (CIAM/Semma), Francimara Lima, a escolha das crianças como protagonistas dessa campanha foi estratégica, pois elas têm o potencial de tornarem-se multiplicadoras da mensagem ambiental, levando o conhecimento para seus colegas, famílias e comunidades.
“A educação ambiental é fundamental para formarmos cidadãos conscientes desde cedo. As crianças são o futuro, e ao capacitá-las, estamos plantando sementes de mudanças que vão germinar ao longo dos anos”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, João Paiva.

Além das campanhas em escolas, a Semma está intensificando a divulgação de informações sobre a situação climática e reforçando a fiscalização de denúncias de queimadas. A população é incentivada a colaborar, denunciando qualquer atividade ilegal pelo telefone (93) 99209 4670.