A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), lançou oficialmente, nesta terça-feira, 16, o Programa de Gestão e Licenciamento Ambiental (PGLAM), sistema digital que vai integrar, agilizar e dar mais transparência a gestão ambiental no município. A apresentação da plataforma ocorreu durante evento promovido no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a presença de autoridades, técnicos ambientais, consultores ambientais, contadores e demais setores interessados.

Durante o lançamento, técnicos da Siap Sistemas, empresa criadora do sistema, realizaram a apresentação do funcionamento da plataforma, demonstrando as principais ferramentas do sistema, que permitirá que todos acompanhem e realizem quaisquer serviços de forma online, desde o protocolo até a emissão das licenças.


O antigo sistema ambiental continuará disponível para o público externo até o dia 23 de dezembro. A partir dessa data, o novo sistema digital passa a ser oficialmente adotado, concentrando todos os serviços e atendimentos relacionados a atribuição do órgão ambiental.
Carlos Martins, vice-prefeito de Santarém, participou do evento e destacou que a implantação do PGLAM representa um avanço importante na gestão pública. “Esse novo sistema é mais um passo no processo de modernização da Prefeitura. Estamos garantindo mais agilidade, transparência e segurança para quem precisa, além de fortalecer o controle, a sustentabilidade e a preservação ambiental”, afirmou.
Da mesma forma, Vânia Portela, secretária Municipal de Meio Ambiente, ressaltou também os benefícios do sistema. “Esse sistema vem para melhorar o nosso trabalho, dando mais agilidade, organização e transparência”, explicou.

Josilene Lira, secretária municipal de Finanças, também esteve presente no evento e enfatizou que o novo sistema vai além da modernização tecnológica, ao promover mais integração, facilidade e diálogo com a população e com os contadores do município. “Agradeço o convite para estar aqui neste lançamento, que demonstra claramente o interesse da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em modernizar os serviços e, principalmente, em fomentar a economia de Santarém por meio de uma gestão pública mais eficiente”, disse.
O PGLAM segue as normas da legislação ambiental vigente e das resoluções do Conama, fortalecendo a gestão ambiental do município e garantindo mais transparência, controle e sustentabilidade nos processos de licenciamento.
Autor:
Rony Aires