3. Meio Ambiente
  4. Secretarias realizam ação integrada de limpeza em áreas portuárias
Secretarias realizam ação integrada de limpeza em áreas portuárias Autor: Desconhecido

Secretarias realizam ação integrada de limpeza em áreas portuárias

Dayse Lima
A iniciativa ocorre anualmente e já chegou a retirar cerca de 2 toneladas de materiais dos leitos dos rios

O lixo despejado nos rios ainda é um problema comum em nossa região e impacta diretamente no meio ambiente, pois, confundidos com alimentos podem ser ingeridos pelos peixes, causando sua morte e/ou a sua contaminação. Pensando nisso, a Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Urbanismo (Semurb), Meio Ambiente (Semma) e Portos e Transportes Aquaviários (Sempta) realizou na manhã desta sexta-feira (10), uma ação de limpeza na área do Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros Joaquim da Costa Pereira, no Porto do D.E.R, no bairro da Prainha.

A ação contou com a participação de cerca de 45 agentes das três secretarias e, também, teve o apoio de alguns funcionários do porto. A campanha de educação ambiental tem por objetivo retirar o lixo da margem do rio, deixando as áreas limpas e visualmente mais bonitas para moradores e para os turistas que chegam à cidade por meio fluvial.

Ação envolveu 45 agentes de três secretarias.

A titular da Sempta, Sandra Santana, participou da ação esta manhã e ressaltou que é preciso conscientizar passageiros e donos de embarcações para o correto descarte do lixo. “Esta iniciativa é muito importante já que é pelos rios que recebemos a maior parte dos turistas em nossa cidade e toda nossa orla é um cartão postal que precisamos preservar. Infelizmente, a quantidade de lixo é enorme e ele é despejado, principalmente, das embarcações. A gente sabe que a gestão, sozinha não consegue dar conta dessa quantidade de lixo. Então, precisamos conscientizar a todos para os problemas que o lixo causa para a nossa cidade, para o turismo, para a economia e para a sociedade de forma geral”, alerta a secretária.

O secretário municipal de Meio Ambiente, João Paiva explicou que esse é um trabalho constante que vem sendo feito anualmente pelos órgãos municipais. “O lixo que vai parar nos rios impacta a vida de todos, pois causa prejuízo ao meio ambiente, traz riscos para a navegação, piora a qualidade do pescado, além de  causar danos à saúde da população. Então, além da limpeza que é feita, é também muito importante intensificar a conscientização das pessoas, através da educação ambiental, não somente as que acessam as embarcações, mas também a população que vive em terra e que acaba depositando o lixo de forma inadequada, que com as chuvas vai parar no leito dos rios”, destaca.

Grande quantidade de lixo foi retirada.

Segundo ele, nas ações de anos anteriores foram retiradas cerca de 2 toneladas de material entre plásticos, latas, garrafas de vidro, garrafas pet, pedaços de isopor e até carcaças de eletrodomésticos.

“Na próxima semana, a ação vai continuar por toda a orla da cidade, fazendo trabalho de educação ambiental e também a retirada de lixo que esteja na extensão da Avenida Tapajós”, disse Paiva.

Semma, Sempta e Semurb lideraram a ação.