1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Meio Ambiente
  4. Semma retoma estudos de balneabilidade das praias de Santarém no início de 2026
Semma retoma estudos de balneabilidade das praias de Santarém no início de 2026 Autor: Cibele Pixinine/ CCOM

Semma retoma estudos de balneabilidade das praias de Santarém no início de 2026

Cibele Pixinine
Publicado em - Atualizado
Monitoramento atende normas do Conama e é reforçado diante do aumento do fluxo turístico nas praias do município

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), iniciou nesta quinta-feira (8), mais uma edição do estudo de balneabilidade das praias e lagos do município, com a realização das primeiras coletas de amostras de água nos principais pontos de recreação.

O monitoramento atende às diretrizes da Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que estabelece parâmetros físico-químicos e microbiológicos para avaliar a qualidade da água destinada ao contato recreativo, garantindo mais segurança para banhistas, moradores e turistas.

A importância dedo estudo foi reforçada também pelo cenário atual do turismo local. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), o número de visitantes nas praias de Santarém apresenta crescimento expressivo neste início de ano, com estimativas de aumento de 20% a 25% no fluxo de turistas durante o período de férias, especialmente nas praias de Alter do Chão, Ponta de Pedras, Carapanari e Maracanã.

As coletas estão sendo realizadas em 11 pontos estratégicos ao longo do Rio Tapajós, incluindo as praias de Maracanã, Pajuçara, Ponta de Pedras e diversos locais em Alter do Chão, como Igarapé do Macaco, Praia do Amor, escadaria, final da orla, Praia do Cajueiro, canal principal, Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e Praia do Muretá. A escolha dos pontos leva em consideração o fluxo de visitantes e a relevância ambiental de cada área.

De acordo com Gabriel Coelho, engenheiro ambiental da Semma que acompanha as coletas, o trabalho marca o início do monitoramento anual de 2026. “Hoje estamos iniciando a primeira coleta do ano de 2026 nas principais praias do nosso município, com coletas realizadas em 11 pontos. Essas análises visam verificar se as águas estão próprias para banho, garantindo a segurança da população e assegurando que estejam de acordo com o que estabelece a Resolução 274 do Conama sobre balneabilidade”, explicou.

Ele também destacou a continuidade do trabalho ao longo dos anos. “A Prefeitura de Santarém realiza há nove anos o monitoramento das principais praias do município, com a publicação de três boletins anuais, justamente para garantir que as águas estejam próprias para banho, tanto para os banhistas locais quanto para os turistas que frequentam a nossa região para recreação e lazer”, completou.

Após a coleta, as amostras são encaminhadas para análise laboratorial realizada pela empresa Amazon Hidro. Segundo Thiago Campos, engenheiro sanitarista ambiental responsável pela análise, são analisados especialmente micro-organismos que podem causar doenças. “Levamos as amostras da praia para o laboratório e verificamos a densidade de micro-organismos como os coliformes termotolerantes e a Escherichia coli. A E. coli é o organismo mais restritivo e representa maior risco à população. Uma criança, por exemplo, pode acabar ingerindo um pouco dessa água durante o banho. Por isso, avaliamos se existe algum risco e qual o potencial dessa água causar problemas à saúde da população”, destacou.

Após a conclusão das análises, os resultados são divulgados em boletins técnicos e publicados conforme o cronograma do estudo, orientando a população sobre as condições de uso das praias do município.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.