1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Meio Ambiente
  4. Prefeitura reforça estratégias e ações contra as mudanças climáticas
Prefeitura reforça estratégias e ações contra as mudanças climáticas Autor: Arquivo - Agência Santarém

Prefeitura reforça estratégias e ações contra as mudanças climáticas

Cibele Pixinine
Publicado em - Atualizado
Secretaria de Meio Ambiente e Centro de Informação e Educação Ambiental são ferramentas importantes para o enfrentamento dos desafios ambientais.

As mudanças climáticas são um dos maiores desafios da atualidade, exigindo respostas cada vez mais urgentes e eficazes em nível local. Em Santarém, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM), tem promovido uma série de ações que contribuem para a sensibilização e educação ambiental da população. Neste mês, quando se celebra no próximo dia 16, o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, as iniciativas ganham ainda mais relevância ao evidenciar o compromisso do município com a causa ambiental.

Entre as recentes ações do CIAM, a educação ambiental destacou-se no período carnavalesco com atividades que buscaram sensibilizar a população sobre o impacto de suas atitudes no meio ambiente.

Durante a blitz educativa, motoristas e passageiros receberam orientações sobre descarte correto de resíduos, impactos da poluição sonora e segurança na travessia de animais nas rodovias. Além disso, a doação de 100 novas lixeiras à Associação dos Catraieiros de Alter do Chão ajudou a estruturar a limpeza da vila em um dos períodos de maior fluxo turístico do ano. A parceria com os blocos carnavalescos também reforçou a importância de um carnaval mais sustentável. Durante reunião com representantes das agremiações, foram discutidas estratégias para reduzir impactos ambientais, garantir o correto descarte de resíduos e respeitar os horários estabelecidos para as festividades.

Outra iniciativa importante foi a ação É Hora de Abraçar o Parque da Cidade, realizada, também, em fevereiro, que envolveu estudantes da Escola Estadual Plácido de Castro em atividades práticas, como preparo de substrato para mudas, pintura de pneus reutilizados na ornamentação do espaço, limpeza de resíduos e plantio de árvores. A iniciativa reforçou a importância da educação ambiental para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a preservação da natureza.

"Eu vejo que nós estamos no limite, se não já ultrapassamos esse limite, em relação à degradação da natureza. Estamos vendo o resultado disso com as mudanças climáticas: o aquecimento global, o calor intenso, as inundações, enchentes, e, em alguns lugares, até a extinção de animais. Então, precisamos realmente levar isso a sério e nos conscientizar. É necessário que cada um faça a sua parte, porque só assim conseguiremos amenizar o impacto de tudo isso sobre as nossas vidas”, destaca Paula Pessoa, coordenadora do CIAM.

Paula Pessoa ressaltou ainda o compromisso da gestão municipal com a educação ambiental e a construção de uma cultura sustentável no município.

"A Prefeitura, por meio da Semma e do CIAM, tem se preocupado bastante e trabalhado com dedicação na educação ambiental. Como ainda estamos no início do ano, realizamos poucas ações. Entretanto, já temos uma boa programação para o ano inteiro, visando justamente a conscientização da população sobre a importância de cuidar do ambiente e, com isso, de alguma forma, amenizar os impactos das mudanças climáticas".

Enquanto o CIAM avança na educação ambiental, a Semma tem ampliado seu trabalho na formulação de políticas públicas e fiscalização ambiental. A realização da 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente (CMMA) foi um marco neste processo, reunindo diversos setores da sociedade para definir diretrizes voltadas ao enfrentamento da emergência climática.

Entre as propostas aprovadas, destacam-se a promoção de práticas sustentáveis, o fortalecimento da educação ambiental, a criação de políticas públicas climáticas inclusivas e a ampliação da governança participativa no município. Além disso, foram eleitos 13 delegados e seus suplentes para representar Santarém na Conferência Estadual do Meio Ambiente, garantindo que as pautas locais sejam debatidas em instâncias maiores.

“A Conferência Municipal foi um passo fundamental para fortalecer as políticas ambientais do município, enquanto o trabalho contínuo de fiscalização demonstra nosso compromisso em garantir a preservação ambiental na prática”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela. 

Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

O Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas lembra-nos sobre a urgência de agir para minimizar os impactos ambientais e promover iniciativas que envolvam a comunidade, fortaleçam as políticas públicas e contribuam para um futuro mais sustentável. A data foi decretada pela Lei nº 12.533 em 2011 a fim de articular atos, eventos, debates e mobilizações relacionados a medidas de proteção dos ecossistemas brasileiros.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.