Como parte integrante dos esforços para prevenir queimadas e a poluição, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou na manhã desta terça-feira, 3, mais uma ação de sensibilização ambiental, dessa vez na Escola Municipal Wilde Dias da Fonseca, no bairro Nova República, voltada para alunos do 8º ano do ensino fundamental.
A equipe de educação ambiental da Semma conduziu a palestra, destacando a importância da preservação do meio ambiente e os riscos associados às queimadas. O objetivo foi capacitar os alunos para atuarem como multiplicadores dessa mensagem em suas famílias e comunidades.
Segundo a coordenadora da equipe de educação ambiental (CIAM/Semma), Francimara Lima, a escolha das crianças como protagonistas dessa campanha foi estratégica, pois elas têm o potencial de tornarem-se multiplicadoras da mensagem ambiental, levando o conhecimento para seus colegas, famílias e comunidades.
A gestora da escola, Maria Inácia Souza Lima, elogiou a iniciativa e destacou o engajamento dos alunos.
"Essas palestras são fundamentais para a escola porque o conhecimento não fica só na sala de aula; os alunos levam para casa, compartilham com suas famílias e se tornam multiplicadores da conscientização. Falar sobre meio ambiente é falar sobre vida e preservação, tanto na escola quanto em casa”, relatou.
Os alunos, também, demonstraram entusiasmo com a campanha. Larissa Santana comentou:
“É importante a gente se conscientizar e aprender para que no futuro possamos ter um ambiente melhor e mais saudável. Hoje, com essa fumaça, muitas pessoas que são saudáveis já estão apresentando problemas de saúde. Eu sou uma delas”. Já Karen Lorrane disse: “Se as pessoas cuidassem mais do meio ambiente e não fizessem tantas queimadas, não estaríamos nesse estado tão ruim que estamos. É por isso que palestras como essas são tão importantes”.
Além dessas campanhas educativas, a Semma segue reforçando a fiscalização de denúncias de queimadas e intensificando a divulgação de informações climáticas para a população. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (93) 99209 4670.