Os Resíduos de Equipamentos Eletrônicos (REEE) ou e-waste são, em grande maioria, descartados de forma incorreta e podem ser potencialmente perigosos ao meio ambiente. Em alternativa a este problema, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 24, na Praça Tiradentes, a coleta de lixo eletrônico que arrecadou cerca de 400 quilos. A ação foi uma iniciativa da empresa Descarte Correto Serviço Ambiental LTDA da cidade de Manaus (AM) em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Urbanismo e Serviço Público (Semurb), Meio Ambiente (Semma) e Educação (Semed).
A população abraçou a ideia e colaborou com a campanha de arrecadação. Patrick Plácido é funcionário de uma empresa que tinha uma certa quantidade de computadores inutilizáveis e os entregou para o descarte correto.
“Conheci a empresa por meio das redes sociais, e quando fiquei sabendo que eles estavam em Santarém realizando essa ação junto com a Prefeitura, não perdi tempo e separei todo o lixo eletrônico que tinha na empresa onde trabalho”, afirmou Patrick.
Todo o e-waste recolhido nesta manhã será levado pela empresa para Manaus onde será descartado de forma correta. A Descarte Correto Serviço Ambiental também atua junto a um instituto homônimo que trabalha na recuperação desses equipamentos, ou seja, os aparelhos eletrônicos descartados que puderem ser aproveitados serão recuperados e doados para escolas de Santarém.
Somente ontem, 23, dez computadores completos com CPU’s, monitores, teclados, mouses e cabos foram doados à Escola Municipal Nossa Senhora Rainha localizada na comunidade Vila Brasil, região do Rio Arapiuns.
Os computadores irão somar ao aprendizado dos alunos e de toda a comunidade que também vai poder usufruir da tecnologia. “Recebemos com muita felicidade, porque isso vai melhorar o desempenho e desenvolvimento dos nossos alunos”, disse Ivonete Castro, gestora da escola beneficiada.
Os alunos também agradeceram a doação. “Eu estou muito feliz com esses computadores. Vão nos ajudar bastante e estamos muito curiosos em aprender cada vez mais sobre as tecnologias, porque isso vai favorecer nossos estudos”, salientou a aluna Thays Costa.
O titular da Semurb, Jean Murilo, informou que a parceria com a empresa foi realizada dando suporte técnico e ambiental.
"Quando a empresa nos procurou para firmarmos parceria nós analisamos com cautela e vimos que seria uma grande ajuda para reduzir os impactos ambientais. Por isso, mandamos uma equipe de engenheiros sanitaristas e ambientais para acompanhar todo o processo. É uma excelente iniciativa de descarte e reciclagem.”
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, pontuou que é preciso que o privado ande de mãos dadas ao setor público para que boas ações como o descarte e destinação correta dos REEE continue dando bons frutos à população e ao meio ambiente.
“A parceria entre o poder público e a entidade privada é algo que vem trazendo benefícios para a população santarena e é claro, nesse caso em específico também para o meio ambiente. Agradecemos a empresa e a população, que continuem colaborando cada vez mais para esse avanço em nosso município”, reforçou o gestor do executivo municipal.
A campanha de arrecadação deve realizar mais edições nos próximos meses. Quando forem definidas serão devidamente divulgadas para que mais pessoas agreguem a ação.