1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Meio Ambiente
  4. Cerca de 70kg de pescado são apreendidos durante fiscalização em Santarém
Cerca de 70kg de pescado são apreendidos durante fiscalização em Santarém Autor: Ascom Semma

Cerca de 70kg de pescado são apreendidos durante fiscalização em Santarém

Neysle Magalhães
Publicado em - Atualizado
A pesca desta espécies está proibida por integrarem o período do defeso.

Para fazer cumprir o período do defeso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), tem intensificado as ações de fiscalização em rios, lagos e feiras do município. Em uma dessas operações, realizada no último domingo, 12, a Semma apreendeu cerca de 70kg de pescado. Nos isopores, peixes das espécies: tambaqui, acari, fura-calça, pacu, mapará e curimatá. 

A operação se deu em parceria com a 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ªCipAmb). Os infratores, ao perceberam a abordagem, conseguiram fugir do local, não sendo possível a aplicação de multa e ordem de apreensão. O pescado apreendido foi encaminhado à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), onde posteriormente foi doado a famílias em situação de vulnerabilidade social.

As operações continuam e serão realizadas até o dia 31 de março, quando termina o defeso do tambaqui e do acari. O objetivo é combater a pesca, o comércio e o transporte irregular na região. 

Sobre o Defeso - O defeso é a paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies, tendo como motivação a reprodução e/ou recrutamento, bem como paralisações causadas por fenômenos naturais ou acidentes. Nesse período, é garantido pela Lei nº 13.134, de 14 de junho de 2015, ao pescador profissional artesanal o recebimento do seguro defeso no valor de 1 salário mínimo mensal.

A Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/1998 determina que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, é crime ambiental. O infrator está sujeito a pena de detenção de seis meses a um ano e multa de R$ 5 mil por unidade de animal flagrado em sua posse.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.