Na tarde desta terça-feira, 26, uma ação de educação ambiental reuniu moradores do bairro da Matinha e a equipe do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), do Parque da Cidade e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), para limpar o Igarapé da Matinha e dispersar sementes de açaí. A iniciativa contou com o apoio da Associação de Moradores do Bairro Matinha e teve como objetivo promover a conscientização sobre a preservação do igarapé que enfrenta problemas com a poluição causada pelo descarte irregular de resíduos.
A coordenadora do Ciam, Paula Pessoa, reforçou o papel da educação ambiental para a mudança de hábitos na comunidade. “Nosso trabalho vai além da limpeza. Queremos despertar uma nova consciência ambiental nas pessoas. A dispersão das sementes de açaí é um símbolo de regeneração, mostrando que a natureza pode se recuperar se for cuidada”, enfatizou.
Durante o mutirão, cerca de 60 kg de sementes de açaí foram dispersos ao longo do curso d’água, como forma de incentivar a regeneração da vegetação nativa e fortalecer a biodiversidade da área.
Para a presidente do Conselho Comunitário do bairro da Matinha, Maria da Conceição Rodrigues, a ação foi de fundamental importância para a recuperação do igarapé. “Nós lançamos o convite para os moradores e eles vieram com a gente participar da ação. Se a gente não ajudar a limpar, acidentes podem acontecer principalmente por causa das fortes chuvas dos últimos dias. Infelizmente muitas pessoas ainda jogam lixo aqui de forma errada e isso entope o canal”, disse.
Moradora do bairro, Suelem Ribeiro destacou a importância da mobilização dos próprios moradores. “Vim aqui para ajudar, porque algumas pessoas ainda tem o mau hábito de jogar lixo no igarapé. Cada vez que a gente limpar, vai melhorar mais”, disse.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações promovidas pelo Ciam/Semma para sensibilização e educação ambiental da população e faz também alusão ao Dia Internacional das Florestas e ao Dia Mundial da Água.
A equipe reforça que a população pode contribuir evitando jogar lixo nos cursos d’água e denunciando casos de descarte irregular para o Disque Denúncia da Semma 93 99209-4670.
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) foi parceira da ação realizando limpeza antes da ação e recolhendo todo o lixo retirado pelos voluntários.