Coordenador da Vigilância Sanitária, Walter Matos, relatou sobre as frente de trabalhos ordenadas em Santarém.A Vigilância Sanitária de Santarém representou o Pará em uma webconferência nacional nesta sexta-feira, 21. O coordenador do órgão, Walter Matos, foi convidado a palestrar sobre a atuação do município diante da pandemia da covid-19 juntamente com demais palestrantes do Distrito Federal e do Tocantins. A live reuniu 75 representantes da vigilância sanitária em todo o Brasil.
“A vigilância foi convidada para fazer essa participação, onde abordamos sobre os desafios que encontramos e contribuímos com as vigilâncias de outros estados a partir da nossa experiência em Santarém”, comentou Walter Matos sobre o evento.
Durante a fala, Walter Matos compartilhou com os demais participantes detalhes sobre a coleta de informações, montagem das estratégias e a criação das barreiras sanitárias possíveis para frear o contágio, além da análise dos indicadores epidemiológicos.
“Abordamos sobre o fortalecimento da vigilância sanitária e a educação continuada trazendo a orientação ao consumidor para que ele seja mais criterioso. Agora que estamos na retomada de algumas atividades e eventos é preciso termos ambientes em que o consumidor esteja seguro e não seja contaminado”, concluiu o coordenador.
O Comitê de Crise e enfrentamento à pandemia do novo coronavírus tem atualizado gradativamente as medidas temporárias e a reabertura de atividades. Estabelecimentos comerciais, em geral, estão autorizados a retomar o horário de funcionamento habitual, conforme o Alvará expedido pela Secretaria Municipal de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof). A medida também vale para restaurantes, bares, lanchonetes e food trucks.
Embora eventos sociais estejam autorizados desde o dia 15 de agosto, precisam ter aprovação do protocolo sanitário pela Vigilância Sanitária. Permanece proibida a realização de eventos, reuniões, manifestações, passeatas de qualquer natureza com audiência superior a 300 (trezentas) pessoas.
Uso obrigatório de máscaras permanece. Aulas presenciais da rede pública municipal continuam suspensas.