Unama e Prefeitura de Santarém se unem em iniciativa ambiental. Foto-Júlio César Antunes
Quando o nível dos rios na região amazônica baixa, é lamentável ver a quantidade de lixo que surge nas praias. Por isso, o Centro Universitário da Amazônia (Unama), em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)/Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), realizaram na tarde desta sexta-feira (11), ação nas embarcações que ancoram no porto do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), bairro Prainha, sobre a destinação correta dos resíduos.
A Unama desenvolve o projeto “Ação Tropical: praias e praças limpas". Enquanto isso, o CIAM promove a campanha ambiental “Rios mais limpos, mergulhe nessa ideia”. As intervenções buscam sensibilizar a população a respeito dos males causados sobre o lixo lançado diretamente nas águas, e, também, enfatizar a destinação correta que todos devem dar aos resíduos que produzem.
Donos e usuários de embarcações parabenizaram a iniciativa. Foto-Júlio César Antunes
A dona de embarcação, Luzia Lemos, que faz linha de Santarém para Alenquer, informou que, infelizmente, tem donos de embarcações que não tem noção do problema. “Tem muita gente que não se conscientiza. Fica jogando lixo. Lá em Alenquer tem ‘nego’ que pega as sacolas grandes de lixo e joga”, reclamou.
Unama promove o projeto "Ação Tropical: praias e praças limpas". Foto-Júlio César Antunes
Leia também:
“Aqui temos um fluxo intenso de pessoas vindo de várias regiões. Pode parecer pouco, mas jogar um simples copinho de café pode trazer graves problemas aos rios, especialmente aos animais”, informou o educador ambiental João Correa.
Semma/Ciam desenvolve campanha "Rios mais limpos, mergulhe nessa ideia". Foto-Júlio César Antunes
“Vale a pena vir aqui e conversar com as pessoas que estão de passagem sobre esses cuidados que temos que ter com o próprio meio ambiente”, destacou a coordenadora do Projeto Ação Tropical, professora Eysimar Vieira Catunda.
Durante o trabalho, educadores ambientais do CIAM, juntamente com a equipe da Unama, realizaram as orientações corpo a corpo com a população e donos dos barcos, além de distribuir adesivos educativos.
Jogar lixo nos rios é crime ambiental conforme a Lei Federal nº 9.605/98. Foto-Júlio César Antunes
Jogar lixo nos rios é crime
Segundo a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/98, quem causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, está sujeito e pena de prisão e multa.