Adolescentes tiveram a oportunidade de estimular geração de renda e criatividade. Incentivando a oportunidade de geração de lucro e renda, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santarenzinho Polo Salvação promoveu a usuários adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) uma oficina de confecção de tiaras e laços para enfeite de cabelos. A iniciativa é da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).
Jovens utilizando suas produções. À frente da oficina dos adolescentes, a orientadora social Kesia da Conceição Araújo. Com apenas três materiais - arco de plástico, tecido e cola - os participantes desenvolveram a criatividade nas peças produzidas. Todos estavam sob a orientação da pedagoga Patrícia Marinho.
Luana Beatriz, 16 anos, usuária do Cras, agradeceu por mais uma capacitação desenvolvida no Centro. “O que a gente aprende aqui levaremos para o futuro sem dúvida”.
Já os idosos uniram a criatividade com a conscientização criando laços rosas para cabelo em alusão ao Outubro Rosa, mês que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama
Idosos utilizaram as confecções para alertar sobre o câncer de mama. A oficina da laços foi desenvolvida pela facilitadora de artes Marizete Colares com o auxílio da orientadora Social Mirla Teles.
Para a coordenadora do Cras, Lorena Honorato, as oficinas são muito importantes para as usuárias sejam elas adolescentes ou idosas, pois possibilitam a socialização e o despertar para novos aprendizados, além de contribuir com a renda familiar através da possibilidade de venda. “Despertamos à criatividade, destreza e determinação, além de reforçar a autoconfiança e a importância da valorização do próprio trabalho. O que nos deixa feliz é o resultado final das nossas oficinas, elas puderam levar para casa o trabalho produzido e consequentemente dar um feedback aos genitores que os apoiam a participar do Serviço no nosso equipamento”, pontuou Lorena.