1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Transferência do serviço de hemodiálise para Governo do Estado será melhor para os pacientes
Transferência do serviço de hemodiálise para Governo do Estado será melhor para os pacientes Autor: Desconhecido

Transferência do serviço de hemodiálise para Governo do Estado será melhor para os pacientes

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Durante entrevista coletiva à imprensa nesta segunda-feira (12), o governo municipal anunciou que s...

Durante entrevista coletiva à imprensa nesta segunda-feira (12), o governo municipal anunciou que solicitou formalmente a transferência da gestão do serviço de hemodiálise para o governo do estado. O prefeito de Santarém Nélio Aguiar e o secretário Municipal de Saúde Edson Filho esclareceram que a mudança não vai gerar problemas aos pacientes.

"Não temos condição de estar assumindo essa responsabilidade. Há necessidade de ampliação do serviço, de aquisição de novas máquinas de hemodiálise, de atender a demanda que existe na região e nós não temos condições de manter a gestão da hemodiálise no município. O estado precisa tomar conta disso porque é alta complexidade", disse o prefeito Nélio Aguiar.

O prefeito ressaltou que a mudança não propõe a transferência de pacientes para Belém e explica que ocorrerá um processo gradativo de transição. "A ideia é cedermos um espaço para o estado que utilizará o tempo que for necessário. Também poderão ampliar o serviço que já existe no Hospital Regional do Baixo Amazonas e absorver essa demanda para lá", sugeriu.

Para o secretário de saúde, se concretizada, a transferência do serviço trará benefícios. "Vejo como positivo se o estado assumir. Isso vai diminuir a lotação no Hospital Municipal que tem hoje cerca de 30 a 40 pacientes ocupando leitos por não termos vaga específica para hemodiálise", afirmou o secretário Edson Filho.

Atualmente o município de Santarém possui 26 pacientes morando no Hospital Municipal aguardando vaga para atendimento em uma máquina de hemodiálise. "Não podemos assumir isso porque é um custo muito grande, é ocupação de leito. O estado precisa resolver porque a responsabilidade é dele", concluiu o prefeito Nélio.

Texto: Anna Karla Lima - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santarém

Fotos: Fabrício Galúcio

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.