1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Telemedicina é implantado no Centro de Referência de Saúde da Criança
Telemedicina é implantado no Centro de Referência de Saúde da Criança Autor: Desconhecido

Telemedicina é implantado no Centro de Referência de Saúde da Criança

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
De um lado, os pacientes que são atendidos pelo município, que necessitavam ir a Belém para acompan...

De um lado, os pacientes que são atendidos pelo município, que necessitavam ir a Belém para acompanhamentos com profissionais para o Tratamento Fora de Domicilio (TFD), com problemas alérgicos a proteína do leite de vaca. Do outro lado da tela, os profissionais especialistas do programa Telemedicina, que a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) implantou oficialmente no município, na manhã desta quarta-feira (04), no Centro de Referência de Saúde da Criança. O programa foi implantado em parceria com o Conselhos de Secretários Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA).

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que cumpre agenda na capital do Estado, participou da teleconferência e falou com todos sobre a importância do serviço para a comodidade e a melhoria da assistência ás famlias que precisavam se deslocar para Belém. “Estamos na gestão para oferecer o melhor serviço a nossa população. O Telemedicina é uma grande conquista para o SUS de Santarém para beneficiar as nossas crianças que precisam deste atendimento especializado, por meio da tecnologia que cada vez mais encurta distâncias, um serviço que é referendado pelo Conselho Federal de Medicina. Isso para o nosso estado do Pará é muito importante, por conta da dimensão territorial que temos e nem todos têm a facilidade para chegar até a capital para o acesso aos serviços de especialidades que somente os grandes centros têm e o Telemedicina vem sanar essa problemática, de forma segura, principalmente para, quem só tem o SUS como forma de acesso a esses serviços.

O coordenador do Telemedicina do Cosems, Jader Gardeline, detalhou como serão os atendimentos das crianças pelo programa. “Santarém, hoje, inicia o atendimento na gastropediatria. Essa necessidade e as dificuldades que as famílias que necessitam do atendimento, com essa especialidade, será suprida com a telemedicina que o Cosems implanta em parceria com a prefeitura de Santarém. A criança será acompanhada por dois anos com esse profissional. O Ministério da Saúde preconiza que a criança tenha o acompanhamento de três em três meses com o especialista e com o pediatra do município. Vale ressaltar que o Conselho Federal de Medicina autoriza essa modalidade de atendimento que chamamos de ponta a ponta. São profissionais de ambos os lados da tela, habilitados para acompanhar os pacientes. O que estamos fazendo é encurtando distâncias e eliminando dificuldades

“Como não temos na região profissionais para atender nas especialidades, a exemplo do gastropediatra, recorremos a parceria com o Cosems para facilitar esses atendimentos, para as mães que tinham que se deslocar para Belém, para conseguir uma consulta com os especialistas. A cada ano, temos um crescimento de crianças que tem intolerância a lactose. Um grupo de mães de Santarém, que tem crianças com esse problema reuniu conosco, solicitando este atendimento e o prefeito garantiu que traria para Santarém e trouxe na forma mais moderna, com o Telemedicina. Além do acesso, o programa trouxe a comodidade para a famílias das crianças e um atendimento especializado, com uma resposta imediata as necessidades das crianças em tratamento”, explicou a secretária de Saúde, Dayane Lima, quando falou sobre o que motivou a prefeitura implantar o serviço em Santarém.

A senhora Rosete da Silva Correa, mãe da pequena Micaele da Silva Correa, expressou sua satisfação com a implantação do programa. “ Uma grande benção para Santarém. Minha filha que necessita desse acompanhamento, desde o nascimento, estava esperando por esse momento. Isso era burocrático, porque a gente tem que andar com a criança, se deslocar daqui para Belém, ficar em casa de apoio, atrás desse benefício e graças a Deus trouxeram o Telemedicina. Tivemos a consulta hoje, e parece que estávamos na sala médica mesmo, nem percebemos a distância que a médica estava, que explicou para mim as dúvidas que tinha e eu saio daqui com os laudos da minha filha da APLV e o encaminhamento de todos os especialistas que ela vai precisar. É um grande avanço para Santarém e eu só tenho a agradecer a oportunidade que me deram aqui”, enalteceu.

Talita Cunha de Faria Liberal, coordenadora de Saúde do Centro Regional de Governo do Oeste do Pará, que esteve presente durante a implantação do programa, reforçou que o governo do Estado contribuirá com o Telemedicina. “Foi um ganho para a municipalidade, pois o Telemedicina aproxima especialidades de difícil acesso, para o atendimento da população aqui de Santarém e região. São casos que crescem, de alegria a proteína do leite de vaca e é um desafio fazer saúde com os recursos que se tem, a saúde da Amazônia é diferenciada, por conta das grandes distâncias e o programa é um ganho muito grande para a saúde pública, e a saúde do Estado vai estar parceira no acesso aos serviços do programa, oferecendo exames para testes de alergia e imunológicos para fechar os diagnostico das crianças.

O Telemedicina inicialmente atenderá os pacientes acompanhados pelo Centro de Referência de Saúde da Criança, mas que breve se estenderá para a Unidades de Saúde, para garantir melhor acesso aos serviços de especialidades .

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.