Amamentação é incentivada entre os indígenas Warao. Foto-Ascom Semtras
Estamos em agosto, mês que é conhecido como Agosto Dourado, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor especial, que percorre o mundo com o seu laço simbólico.
Em Santarém, a Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Trabalho e Assistência Social e Educação; Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa); Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdca) e Selo UNICEF, realizam a programação do dia 1º ao dia 30 de agosto, nas Unidades Básicas de Saúde. Este ano, por conta da pandemia da Covid-19, para proteção das mães e das crianças as atividades serão reduzidas.
A Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), que acolhe em sua maioria refugiados indígenas da etnia Warao, iniciou na segunda-feira (03), uma programação interna para incentivar o aleitamento materno. Atualmente, existem 45 mães índígenas Warao que participarão de rodas de conversa; momento da amamentação diária; amostragem multimídia do vídeo em Warao produzido pelo Unicef; dia de beleza com corte de cabelo e manicure; consultas de Enfermagem e atualização vacinal; entrega de kits de higiene; cursos remotos da Unicef para a coordenação técnica. A semana encerrará na sexta-feira (07) com o Momento Shantala; orientações sobre nutrição; coof break para as mães e amostra de fotografias; e entrega de kits shantala.
De acordo com a coordenadora técnica da Adra/Unicef polo Santarém, Danieli Santos Nascimento, a programação na CAAF acontece também em parceria com duas agências internacionais não governamentais ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Norte Brasileira – Adra Norte) e a Unicef.
“No início de julho inauguramos dentro da Casa um espaço de amamentação denominado de "Hanoco" (língua Warao), esse local foi necessário devido a fragilidade do aleitamento materno entre a população indígena Warao. É um espaço reservado para amamentação com características próprias da cultura deles, aproximam mais a realidade da vivência das mulheres na Venezuela neste contexto que elas estão vivenciando agora”, explicou Danieli.
A coordenadora esclareceu que o espaço é voltado para público feminino, onde primariamente são o grupo de cinco gestantes atendidas individualmente, que recebem orientação sobre os cuidados do peito durante a gestação, orientações sobre nutrição para mãe e futuramente para filho.
Também são realizadas conversas, incentivando a troca de experiências entre elas. As mulheres lactantes também são atendidas no espaço. “Hoje no abrigo temos sete mulheres que estão amamentando, embora somente três lactantes com leite exclusivo, as demais já estão introduzido outros tipos de alimentos”. Outro público atendido são as 60 mulheres/mães e moças.
“Uma parceria muito exitosa, a presença da ADRA UNICEF trabalhando a questão da saúde de um modo geral dentro da casa. A questão do aleitamento materno a equipe observou que as indígenas Warao amamentam suas crianças, no entanto não de forma exclusiva até os seis meses, como preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e essa necessidade está sendo trabalhada já há algum tempo e reforçada agora na semana do aleitamento materno", pontuou Juliana Fialho, coordenadora da CAAF.
Segundo a presidente do Comdca, Roselene Andrade, o "Agosto Dourado" é extremamente importante, visto que o todo desenvolvimento da criança e do adolescente, desenvolvimento integral, perpassa, também, por uma alimentação saudável, e não há nada mais saudável do que o aleitamento materno.
"A amamentação em tempos de pandemia tem sido também um desafio. Nós queremos que a política intersetorial educação, saúde, assistência e o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente possa fortalecer essa temática para que as mães possam continuar amamentando seu filho com segurança e tornando esse momento tão sublime, nessa interação que é a mãe e seu filho", avaliou.
¨Sabemos como é importante a amamentação para a saúde da criança e o seu desenvolvimento. Apoiamos e incentivamos o aleitamento materno", destacou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.
Nesta sexta-feira (07) haverá o lançamento da campanha Agosto Dourado na Unidade Básica de Saúde do Santo André, às 9h.