4. Segundo dia da Feira da Produção Familiar resgata tradições do campo e valoriza o agricultor
Segundo dia da Feira da Produção Familiar resgata tradições do campo e valoriza o agricultor Autor: Desconhecido

Agencia Santarém

A Feira é oportunidade de divulgação, lucro e renda para a agricultura familiar da região. Com um ambiente rústico e decoração que lembra o campo, a Primeira Feira da Produção Familiar do Oeste do Pará que iniciou na última sexta-feira (17) e prossegue até este domingo (19) no estacionamento do Rio Tapajós Shopping destaca as tradições do campo e valorização do agricultor. No segundo dia, o evento foi marcado pela exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar de 33 expositores de regiões do município. O evento é fruto da parceria entre a Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca (Semap), Turismo (Semtur) e Cultura (Semc), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) através do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) por meio da Consulte e Rio Tapajós Shopping.

A ideia principal do evento é abrir espaço para apresentação do mercado agrícola familiar local, além de dar abertura para uma frente de consumo e possibilitar maior visualização mercadológica. Nesse sentido, fortalecendo a agricultura familiar e gerando renda para os produtores familiares de Santarém.

No local, 33 expositores promove o mercado da produção familiar. Quem visita o espaço logo se encanta pelas delícias produzidas na região. Uma das barracas mais procuradas é a da produtora Ednelma Vasconcelos, da comunidade Irurama, Região do Eixo Forte. O cheirinho da pimenta no tucupi e a exposição da farinha de mandioca e tapioca em ramo atrai muitas pessoas. "Estou muito feliz por esta feira, pois está dando a oportunidade de comercializarmos nossos produtos oriundos do campo. Que bom que o poder público está nos proporcionando um espaço de negociação e exposição", contou Ednelma.

Festival da mandioca - Anualmente, no mês de outubro, Irurama realiza o Festival da Mandioca. A organização é da Associação de Moradores da Comunidade de Irurama (Amovir), com apoio da Prefeitura de Santarém. No festival é apresentado a venda de produtos derivados da mandioca como a farinha da mandioca, a farinha de tapioca, carimã, crueira, molho com tucupi, creme de tarubá, creme de tucupi, pudim de tarubá, além da galinha caipira e churrasco.

Na barraca da Comunidade Santa Maria os derivados do cupuaçu, uma das das frutas mais típicas da região, são bastante procurados. "Todos os produtos que são derivados da fruta como doces, sorvetes, tortas, licores e bombons chamam a atenção. Mas os doces e bombons são os mais procurados. Estamos vendendo bem", comemorou a produtora rural Simone Pereira.Licores, legumes, frutas, pimentas, doces, diversos produtos estão sendo vendidos na Feira.

Festival do CupuÇaí - Santa Maria, localizada na Região do Eixo Forte realiza todos os anos no mês de dezembro o Festival do CupuÇaí. O festival reúne derivados de duas frutas típicas da região, o cupuaçu e o açaí. Durante os dois dias de programação ocorrem vendas de derivados das frutas, como doces, sorvetes, tortas, licores e bombons, além de danças folclóricas, apresentação da rainha do festival e shows sociais e culturais.

Durante a feira, o autônomo Francisco dos Santos aproveitou para comprar derivados da mandioca. O mesmo destacou que ações como estas devem ser sempre incentivadas, pois constituem espaços ideais para fomentar a geração de renda das famílias rurais, movimentar a economia local, como também divulgar o que é produzido na região, além de ser um local estratégico para compras. "Muito bom ver as autoridades incentivarem o produtor a produzir e comercializar seus produtos na feira. Eu optei para comprar meus produtos no local pois é um ponto estratégico ", afirmou o autônomo.

Secretário de agricultura Bruno Costa em visitação aos estandes. Para o secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa, o objetivo da feira é dar destaque a produção da agricultura familiar e mostrar o resultado do trabalho da extensão rural. "Esse evento é resultado do nosso trabalho e o que nós precisamos cada vez mais é tornar a feira mais frequente. Pensando nisso, ela será realizada todas as terças no local. Isso faz com que as pessoas da cidade saibam onde encontrar os produtos da agricultura familiar, com isso fortalecendo a atividade e incentivando os agricultores a investirem no seu negócio", disse o titular.

Confira a programação para a terceira noite de Feira:

Domingo (19/05)
17h – Visitação nas Barracas das Comunidades dos 33 expositores da Feira