Autora: Fernanda Rabelo
A Prefeitura de Santarém através da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) participou na manhã da última quarta-feira (14), da I Oficina de Validação de Produto do Plano de Marketing do Polo Tapajós (região turística do baixo amazonas) que ocorreu de forma online. A ação essa é realizada pela Secretaria Estadual de Turismo do Pará (Setur).
A oficina explanou sobre os impactos turísticos que Santarém sofreu em decorrência da covid-19. Antes da pandemia, 80 navios turísticos atracavam ao ano. No entanto, com a chegada do novo vírus as rotas turísticas deixaram de ser feitas pelos navios e o setor aéreo também foi abalado. Todos esses fatores fizeram com que o turismo da região esteja em queda.
O gestor da pasta de Turismo em Santarém, Alaércio Cardoso, participou do encontro e após as explanações, comentou sobre as suas perspectivas. “Todas as áreas foram impactadas com a pandemia e com o turismo não foi diferente. Santarém é uma cidade turística com várias rotas de acesso, carros, navios e aviões. Precisamos buscar alternativas para fazer turismo com segurança e sair dessa grande crise”, ponderou o gestor.
A área de turismo do plano de governo do prefeito Nélio Aguiar possui 22 metas para serem cumpridas durante os 4 anos de governo e todas já possuem estratégias de execução planejadas pela Semtur. “Já temos uma emenda parlamentar que será utilizada para a reforma e ampliação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) em Alter do Chão, infelizmente temos um grande gargalo no que diz respeito a atracação de embarcações. A minha sugestão será levada ao Prefeito Nélio para que possa ser instalado um píer para a atracação das embarcações na vila para gerar estabilidade no que diz respeito ao ordenamento fluvial”, finalizou Alaércio.
O Secretário da Setur, André Dias, também participou da oficina e afirmou que o plano servirá como guia sobre como posicionar a região diante do mercado e também para pedir a união dos entes federativos que são importantíssimos para transformar o turismo que baseia-se hoje em sustentável, econômico, ambiental e social. “O aumento do fluxo do turismo depende de todos nós tanto enquanto secretarias ou enquanto população. Vamos mostrar as novas facetas do turismo principalmente no momento pós pandemia que deverá chegar logo, mas não deixando de pensar e executar estratégias para esse momento que estamos atravessando”.
A oficina teve como pauta a discussão de dois dos seis produtos do Plano: a análise e diagnóstico da situação e do mercado potencial além da definição de objetivos e estratégias para o plano. O mesmo está sendo executado através de um convênio firmado com o Ministério do Turismo.