Maria Alves, que participa das atividades da Unidade há quase 8 anos, recebe atendimento da enfermeira AlessandraDe acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 250 milhões de pessoas com diabetes no mundo. O dia 14 de novembro foi instituído como o Dia Mundial do Diabetes pela Federação Internacional do Diabetes (FID) e Organização Mundial da Saúde (OMS) para sensibilizar a população quanto à prevenção e aos cuidados com a doença. Em Santarém, 3.800 pessoas são atendidas pelas Estratégias de Saúde da Família das Unidades de Saúde, por meio dos grupões na área urbana e no interior, com acompanhamento de equipe de multiprofissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e dispensação de medicamentos, para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Uma programação em alusão ao dia aconteceu na manhã desta quinta-feira (14) na Unidade de Saúde do bairro Santarenzinho, que promoveu uma reunião diferenciada, com educação em Saúde e atendimentos de enfermagem para os grupões das Estratégias I e III, como informou a enfermeira Alessandra Ramos da Silva, da área III. “Fazemos o acompanhamento mensal, na primeira quinta-feira do mês, onde ouvimos as queixas, solicitamos exames quando é necessário, faz a distribuição da medicação, verifica a pressão e glicose, fazemos o controle bem qualificado dos pacientes. Hoje, no dia de prevenção e combate ao diabetes, estamos com a Educação em Saúde alertando para a gravidade das complicações quando a pessoa não procura se cuidar, por isso a sensibilização para que o paciente venha todo mês para o acompanhamento, para a sua melhor qualidade de vida”, explicou.
A senhora Maria de Fátima Nogueira Alves, que participa das atividades da Unidade a quase 8 anos falou da importância do acompanhamento pelos profissionais de Saúde e o convívio no grupo. “Há muitos anos que participo do grupão. Não sou diabética, mas sou hipertensa e é importante vir para as reuniões para prevenir as doenças, inclusive o diabetes. Venho todo mês para pegar meu medicamento, gosto muito da equipe daqui, gosto muito delas, aqui a gente se sente bem”, destacou.
“Já faz tempo que descobri que tinha diabetes e nem sem bem quando comecei a frequentar o grupão aqui. Eu descobri que tinha diabetes por conta de exames, de vir aqui no Posto, quando solicitaram os exames e o resultado deu positivo e, desde então, toda reunião do grupão eu venho aqui e não deixo de vir, pois é importante pra gente esse acompanhamento para me cuidar para que não tenha nenhuma complicação no futuro. Essa semana deu uma subida na minha glicose e como faço acompanhamento aqui o médico mudou minha medicação para ajudar melhorar isso”, disse Raimundo Fernandes Neto de 60 anos, quando falou sobre o acompanhamento que a Unidade de Saúde ao seu estado de saúde.
Teste de glicemia para avaliação da quantidade de açúcar no sangueA secretária de Saúde, Dayane Lima, disse que o dia Mundial do Diabetes é importante para o alerta quanto a doença para a população, mas as equipes de Saúde estão todos os dias sensibilizando a população para os agravos que a doença gera a saúde das pessoas. “Esse é um dia muito importante, que marca um grande alerta à nossa população, para os agravos com a saúde para quem tem o diabetes e nós da saúde municipal com nossos profissionais nas Unidades de Saúde estamos todos os dias dentro de nossas Estratégias atendendo e buscando orientar a comunidade para a prevenção da doença, nas palestras, na questão de mudança de hábitos alimentares, atividades físicas e pelos atendimentos com nossos enfermeiros e médicos”, ressaltou.
As ações dos grupões são realizadas em dias específicos em cada Unidade de Saúde, que atende as pessoas de acordo com a área de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF).
Participantes do grupão receberam atendimento de verificação de PA e teste de glicemia para avaliação com profissional de saúde