Perto de atingir a meta de vacinação, Prefeitura avança em estratégias para imunização da 2ª etapa
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já imunizou 21.449 idosos dentro da Campanha de Vacinação contra a Influenza. O número representa 92,79% da meta ao grupo prioritário que equivale a 23.116 idosos a serem vacinados no município.
“Apesar da problemática da pandemia, nossos serviços de saúde seguem com muito afinco por nossos profissionais da Atenção Básica. Não estamos parando um só segundo e o trabalho árduo está sequenciando em bons resultados, pois ainda que estejamos em um momento crítico na rede de saúde brasileira, sob a gestão do prefeito Nélio Aguiar colocamos em ação várias estratégias para imunizar o maior número de idosos e estamos conseguindo”, afirmou a titular da Saúde municipal, Dayane Lima.
Esta é a primeira etapa da campanha que pontua o grupo prioritário de idosos da cidade, rios e planalto, incluindo também idosos indígenas. Fazem parte ainda os profissionais da saúde, todos com 60 anos ou mais.
Para a segunda etapa da campanha, a Semsa avançou as estratégias para alcançar os demais grupos, firmando, por exemplo, parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A integração já vacinou 150 condutores de caminhão em uma unidade de vacinação montada no posto de fiscalização do órgão.
Na manhã desta sexta-feira (24), 138 profissionais dos transportes coletivos (motoristas e cobradores de ônibus) foram imunizados na unidade montada na Praça Barão de Santarém, na guarita de fiscalização da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT). Jovens que cumprem medidas socioeducativas na Fundação de Atendimento Socioeducativo no Pará também foram alvo da campanha, contabilizando 35 detentos e 25 servidores vacinados com o apoio dos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Aeroporto Velho.
Confira o balanço de vacinação dos outros grupos até o dia 23 de abril, de acordo com o Ministério da Saúde:
Conforme o sistema, Santarém está com 26.634 (vinte e seis mil, seiscentos e trinta e quatro) pessoas imunizadas, dentro da meta de 82.872 (oitenta e dois mil, oitocentos e setenta e dois), representando 32,14 % do total.
Constam no sistema apenas os dados dos grupos atendidos como prioritários nos programas do Ministério da Saúde, por isso, alguns dos grupos listados em peças publicitárias e jornalísticas, não são apresentados na matéria, mas estão intrínsecos nos dados.
A campanha segue com a vacinação de acordo com o seguinte cronograma:
2ª fase (desde 16 abril)
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis;
- Motoristas de transporte coletivo e portuários;
- Caminhoneiros;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Povos Indígenas;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
3ª fase (de 09 a 22 de maio)
Professores;
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Grávidas;
Mães no pós-parto;
Pessoas acima de 55 anos;
Pessoas com deficiência.