4. Santarém é representada na Feira Internacional de Turismo e Gastronomia do Pará
Santarém é representada na Feira Internacional de Turismo e Gastronomia do Pará Autor: Desconhecido

Santarém é representada na Feira Internacional de Turismo e Gastronomia do Pará

Com o tema "Santarém Te Abraça", a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), participou da 8ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) e da Mostra Gastronômica do Pará, eventos promovidos pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), considerados as maiores vitrines para o turismo no estado. A FITA foi realizada no Hangar  – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, no período de 21 a 24 de setembro, e contou com a participação dos seis polos turísticos do estado (Tapajós, Xingu, Marajós, Belém, Amazônia Atlântica e Araguaia/Tocantins.

Dos 19 municípios que compõem o polo Tapajós, somente os municípios de Belterra e Santarém montaram estande no evento. No estande de Santarém foram distribuídos materiais promocionais dos atrativos turísticos urbanos, com curiosidades sobre os locais que são visitados por turistas quando chegam ao município. "Trouxemos vários materiais para promover a nossa cidade, dentre eles, os folders do Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós, com informações sobre o artesanato das várias regiões do município e sobre um dos maiores eventos turísticos da região, o Çairé, a maior manifestação folclórica e religiosa da vila de Alter do Chão. Apresentamos também o letreiro estilizado com a expressão "Eu Amo Alter" que breve irá compor o cenário da orla fluvial de Alter, bem como banners sobre os três principais elementos do artesanto santareno, as cuias bordadas do Aritapera, o trançado do Arapiuns e o Vaso Cariátides" destacou o assessor de comunicação da Semtur, Tadeu Pinho.

Como vitrine para divulgar as potencialidades turísticas dos municípios do Pará, a FITA trouxe várias oportunidades para Santarém, como informou o secretário de Turismo, Pablo Barrudada. "O estande de Santarém foi muito visitado por pessoas que procuraram informações sobre os melhores lugares para se visitar, algumas delas, estarão vindo para a cidade ainda este ano, e queriam informações quanto a hotéis e restaurantes, passeios na área urbana e em Alter do Chão. A Feira também é uma grande captadora de eventos para a cidade, a exemplo do projeto "Circuito Sun&Fun Aventure" que apresentou proposta para realizar uma etapa em Santarém e que em novembro fará uma visita técnica na cidade para conhecer de perto a potencialidade local para o turismo de aventura".

O organizador e idealizador do "Circuito Sun&Fun", Brunno Callderon explicou que o evento já acontece há 3 anos no Brasil e que os participantes sempre sugerem que o circuito seja realizado em Alter do Chão. "É um evento muito interessante para a região, pois os participantes que já estiveram em outras cidades no circuito, querem conhecer Alter do Chão. São famílias, grupos de amigos que buscam fazer turismo de aventura, por meio do evento", ressaltou.

Uma das principais novidades da Feira foi a Mostra Gastronômica do Pará que possibilitou a Santarém um destaque especial, por meio, do estande da Rota gastronômica do Tapajós "Peixe da esquina" representada pelo Chef Saulo Jennings que apresentou a dinâmica da rota em oficina no primeiro dia do evento.

Um dos maiores empreendimentos turísticos de Santarém, o Cristo Rei, também esteve com um estande montado na Feira e de acordo com a coordenadora do Centro, Neide Noronha, a participação na FITA superou as expectativas. "A participação do Cristo Rei foi de suma importância tanto para apresentar o que Santarém produz no que se refere ao artesanato, quanto para a venda de produtos. As comunidades que expõem no Cristo Rei foram beneficiadas direta e indiretamente, uma comunidade conseguiu comercializar mais de mil reais em produtos, isso são divisas que trouxemos para o nosso município e as encomendas que recebemos, vão ajudar a movimentar a economia local, das pessoas que estão dentro do espaço", explicou.

No evento, a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) reuniu com os municípios para ouvir as demandas e as sugestões na busca de programar ações para o desenvolvimento do turismo nas regiões do estado, dentre os pontos colocados pela Secretaria de Turismo de Santarém foi a problemática e as dificuldades que os turistas tem quanto aos elevados custos das passagens aéreas para visitação no estado. No encontro também foi firmado um acordo de colaboração do Estado, no sentido da promoção de vivências em Santarém, de agências, que eram somente de viagens e passaram a trabalhar com o turismo, para que se possa aumentar o quadro de agências de turismo atuando no município promovendo e divulgando o polo Tapajós.

Durante a feira foram realizados seminários, fóruns, convenções, workshops e palestras, envolvendo empresários do trade, profissionais do setor e gestores públicos para a troca de experiências e conhecimentos necessários ao desenvolvimento da atividade turística paraense.