1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Santarém decreta estado de Calamidade Pública em razão da pandemia do novo coronavírus
Santarém decreta estado de Calamidade Pública em razão da pandemia do novo coronavírus Autor: Desconhecido

Santarém decreta estado de Calamidade Pública em razão da pandemia do novo coronavírus

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, assinou na manhã de hoje, 29, o Decreto Municipal Nº. 137/2020...

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, assinou na manhã de hoje, 29, o Decreto Municipal Nº. 137/2020, que declara estado de Calamidade Pública em decorrência da Pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Santarém.

“Fica decretado estado de Calamidade Pública no município de Santarém, em virtude do desastre classificado como doenças Infecciosas Virais-COBRADE 1.5.1.1.0, conforme IN/MI nº 02/2016/SEDEC”, diz o artigo primeiro do dispositivo legal.

Os efeitos da Calamidade Pública vão durar até o dia 31 de dezembro de 2020. Permanecem as disposições contidas na situação de declaração de emergência de que tratam os Decretos Municipais nº 091/2020 de 16 de março e os demais que atualizaram suas medidas.

“Continuam em vigor as atuais medidas de prevenção e de proteção da população  como uso obrigatório de máscara e toque de recolher, vamos divulgar também ainda hoje a prorrogação dessas medidas em novo decreto que se estenderá até o próximo dia 15 de maio”, informou o prefeito Nélio Aguiar.

O Poder Executivo Municipal solicitará por meio de mensagem a ser enviada à Assembleia Legislativa do Pará a homologação do presente Decreto na forma como determina o artigo 65 da Lei Complementar Federal nº 101/2000.

Para decretar o estado de Calamidade Pública, o prefeito municipal considerou a emergência em saúde pública e a importância nacional declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS); e a necessidade de realizar medidas administrativas extraordinárias no regular andamento da administração pública municipal.

“A situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da pandemia no município”, justifica o decreto municipal.

O município deve garantir a prestação de serviços públicos essenciais à sociedade e impor medidas para auxiliar na diminuição na curva de crescimento da pandemia.

“O momento é de seriedade e de tomada de decisões urgentes. Não vamos entrar pânico. Precisamos de ajuda para combater o avanço da Covid-19. A obediência às medidas de prevenção adotadas pelo município continuam sendo de extrema importância”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

A situação de Calamidade Pública já havia sido decretada pelo governo federal (Decreto Nº 06/2020) e pelo governo estadual (Decreto Nº 687/2020).

Quadro da Covid-19 em Santarém

De acordo com o último boletim epidemiológico da Covid-19, divulgado ontem, 28, o município de Santarém  informou que há 70 casos confirmados. Existem 17 pessoas recuperadas, 06 óbitos, 75 resultados negativos, 51 análises, e 547 notificados/monitorados.

Tanto para os casos confirmados quanto para os casos suspeitos e notificados/monitorados, a Semsa tem uma equipe de referência técnica para o acompanhamento diário dos pacientes. Cada profissional de saúde está responsável por zonas da área urbana, além das regiões de Rios e Planalto.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.