1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Santarém confirma adesão ao Pacto pela Redução da Mortalidade Materna no Pará
Santarém confirma adesão ao Pacto pela Redução da Mortalidade Materna no Pará Autor: Desconhecido

Santarém confirma adesão ao Pacto pela Redução da Mortalidade Materna no Pará

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
O Governo do Estado do Pará, em evento na última sexta-feira (08), que reuniu gestores da área da s...

O Governo do Estado do Pará, em evento na última sexta-feira (08), que reuniu gestores da área da saúde dos municípios paraenses, fez pactuação para reduzir em 30% a mortalidade materna. O Pacto pela Redução da Mortalidade Materna foi anunciado pelo secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame, no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), que apresentou as estratégias para o cumprimento do Pacto entre o Estado e a Prefeituras.

No evento, Beltrame destacou que é necessário a união da sociedade como um todo, para que a meta seja alcançada. "Em 2017, houve 119 mortes maternas, o que significa uma morte em cada três dias, portanto, toda a sociedade precisa estar unida em torno dessa causa e mudar essa realidade muito rapidamente por meio dessa mobilização e cooperação das pessoas em torno desse objetivo comum, que é zerar a morte materna. Para o alcance do objetivo delimitamos inicialmente uma meta de redução de 30%, e deve ser urgente nossa ação, pois serão 30 mulheres a menos na estatística da mortalidade materna e vamos mudar essa realidade triste no Pará, com a parceria de todos os municípios".

Para a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Socorro Gross, é preciso a união de esforços de toda a sociedade para vencer a triste realidade que se apresenta no Pará. “Nós temos convicção na Opas que o Pará vai mostrar ao Brasil e ao mundo que quando uma há decisão de uma sociedade, uma realidade pode ser mudada em pouco tempo. O Brasil tem que ser conhecido também pelo seu Sistema de Saúde, esse SUS integral, equitativo e universal, único no mundo, e um Pará que mudou uma realidade", ressaltou.

A secretária de Saúde de Santarém, Dayane Lima, que também é representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) reiterou que Santarém vai unir esforços para alcançar o objetivo. "O Governo do Estado está de parabéns pela iniciativa e Santarém assinou o Pacto pelo compromisso que temos em avançarmos nas políticas de saúde para as mulheres, voltadas para a redução da mortalidade materna, e o Estado pode contar com nosso trabalho como representante do Cosems e com nosso município".

Com a assinatura do Pacto, os gestores municipais se comprometem a desenvolver ações para reduzir em 30% a mortalidade materna. Entre as estratégias para o alcance do objetivo estão: garantir às mulheres o acesso ao pré-natal qualificado; assistência ao trabalho de parto, parto e pós-parto e ao planejamento reprodutivo, além dos que estão previstos na Portaria do cofinanciamento da Atenção Primária em Saúde.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.