Autor: Tadeu Pinho
Descarte adequado evita a proliferação do coronavírus e zela pelo trabalho e saúde dos agentes de limpeza pública
Os hábitos de higiene e protocolos de segurança tornaram-se uma constante no dia a dia da sociedade e as máscaras de proteção individual são hoje, item obrigatório na vestimenta. Portanto, o descarte tem que ser feito de forma adequada com a adoção de alguns cuidados para evitar a contaminação, principalmente, dos agentes de limpeza pública que atuam na Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), da Prefeitura de Santarém.
O secretário da Semurb, Jean Murilo, pede a sensibilização da população para o acondicionamento adequado na hora de descartar as máscaras. “Sabemos que o combate à covid-19 é um dever de todos, e queremos pedir a população que se sensibilize com o trabalho dos nossos agentes de limpeza para que façam o descarte correto embalando esse lixo em dois sacos e de preferência despejando no lixo sanitário”, explicou o gestor.
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), por meio das Câmaras Temáticas Nacionais de Resíduos Sólidos, Saúde Ambiental e Comunicação, e com a colaboração de integrantes da Comissão de Estudos Especiais de Resíduos de Serviços de Saúde da Associação Brasileira de Normas Técnicas (CEE 129 ABNT), explica as medidas que os cidadãos têm que adotar para evitar a contaminação dos profissionais que trabalham na coleta de lixo domiciliar. São elas:
A ABS disponibiliza o documento “Recomendações para a gestão de resíduos em situação de pandemia por Coronavírus (COVID-19)” no seguinte link: http://abes-dn.org.br/wp-content/uploads/2020/03/RECOMENDA%C3%87%C3%95ES-PARA-A-GEST%C3%83O-DE-RES%C3%8DDUOS-EM-SITUA%C3%87%C3%83O-DE-PANDEMIA-POR-CORONAV%C3%8DRUS-COVID-19-4.pdf