Autora: Geisa de Oliveira
A 5ª edição da campanha ‘Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos para Santarém’ prevista para iniciar em 12 de março já está sendo trabalhada. Na tarde desta quarta-feira (24), uma reunião remota foi realizada para definir as estratégias de alcance. Em 2021, a campanha seguirá a dinâmica de 2020, que foi realizada de forma online em virtude da pandemia do novo coronavírus.
A Prefeitura de Santarém participou da reunião representada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). Participaram ainda o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), a Delegacia da Receita Federal de Santarém e a Vox Contábil.
“Continuamos com muitos desafios, principalmente na adesão de mais pessoas a campanha para que ao declarar seu imposto de renda destinem de 3 a 6% para dois fundos: o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI), para que mais projetos que trabalham com o público de crianças e idosos, possam ter recursos visando o apoio durante a pandemia e pós esse período”, destacou Roselene Andrade, presidente do Comdca.
Todos os participantes da reunião concordaram em mais uma vez contribuir com a campanha.
Nesta última quarta-feira (24), a Receita Federal anunciou as regras e o calendário do Imposto de Renda da pessoa física 2021. A principal mudança em relação ao ano passado será a exigência de declaração das pessoas que receberam o auxílio emergencial para enfrentar a pandemia de covid-19. Mas só precisa declarar o auxílio quem ganhou outros rendimentos tributáveis que somem mais de R$ 22.847,76. Quem se enquadrar nesse caso terá que devolver o valor recebido do auxílio. Permanece obrigado a declarar neste ano, entre outras situações, quem ganhou mais de R$ 28.559,70 em 2020.