1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Referência no atendimento a população em situação de rua, Centro POP comemora 6 anos de implantação
Referência no atendimento a população em situação de rua, Centro POP comemora 6 anos de implantação Autor: Desconhecido

Referência no atendimento a população em situação de rua, Centro POP comemora 6 anos de implantação

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
[A comemoração do 6º aniversário do Centro Pop Dom Lino Vombommel aconteceu na manhã desta sexta-fei...
[

A comemoração do 6º aniversário do Centro Pop Dom Lino Vombommel aconteceu na manhã desta sexta-feira (31) na sede do centro.

O Centro Pop é referência em Santarém no atendimento a população em situação de rua. Sua equipe multiprofissional trabalha para restabelecer e resguardar a integridade e autonomia dos usuários. Até 2019, 1.122 pessoas foram cadastradas no centro com uma faixa etária de maior incidência entre 18 a 59 anos, em sua maioria do sexo masculino.

O centro foi inaugurado em 30 de janeiro de 2014, e em 6 anos conseguiu reinserir no convívio familiar 161 pessoas.

Durante a comemoração ocorreu um momento de reflexão ministrado pelo Pastor Ricardo Rego, da Igreja da Paz. A boa música tomou conta do espaço ao Som do regional Mocorongo da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e que embalou a todos com a boa música. 

Participaram do evento, a titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) Celsa Brito; o prefeito em exercício José Maria Tapajós; a coordenadora interina da Proteção Social Especial (PSE), Nayara Lima; a coordenadora do Centro, Glaucya Fiori; a usuária Mairilane Magalhães Alfaia que representou os demais usuários e servidores da Semtras.

A Secretária Celsa Brito falou da alegria em comemorar o 6º ano do Centro Pop que é administrado pela Semtras com apoio da Prefeitura e agradeceu aos parceiros, os usuários e a equipe que desempenha um trabalho comprometido. "Aqui nós recebemos não apenas os brasileiros, mas pessoas de outras nacionalidades, venezuelanos, cubanos, colombianos. Comemoramos junto aos servidores, parceiros que estão sempre conosco." 

A coordenadora do Centro Glaucya Fiori agradeceu a sua equipe destacando a importância da dedicação diária em prol da realização de um trabalho humano com as pessoas em situação de rua. Ela destacou a realização dos projetos pedagógicos desenvolvidos no Centro, como: Escola Social; Dia do Zelo; Feira Pop; Tempero Pop; Projeto Horta, Oficina de Artes, Oficina de Música, entre outros. "Sou muito grata a todo o trabalho desenvolvido no centro, quando conseguimos reinserir 1 no seu seio familiar já é uma grande vitória, tivemos um 2019 com a reinserção de 12 pessoas, o que para nós foi fruto de um grande trabalho desenvolvido em equipe”.

A usuária do centro desde 2017, Mairilane Magalhães Alfaia falou de poder estar diariamente no espaço. “Eu gosto daqui, aqui eu me sinto bem, tenho direito a alimentação, sabão para lavar a roupa, sabonete, creme dental, lanche, apoio e carinho, eles se preocupam conosco, se estamos doentes eles nos ajudam, eu gosto muito daqui sempre fui muito bem acolhida por todos e foi muito bom ser convidada para representar os meus colegas que vivem em situação de rua nesse momento de comemoração”.

 

Sobre o Centro Pop Dom Lino Vombommel

Fundado em 30 de janeiro de 2014, o Centro Pop Dom Lino Vombommel é uma unidade pública e estatal, de referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua, inserida no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas), prevista no artigo 7º do Decreto nº 7.053 de 23 Dezembro de 2009 que institui no Brasil a Política Nacional para a População em Situação de Rua.

Seu objetivo é desenvolver ações para a reinserção familiar e/ou comunitária contribuindo para restaurar e preservar a integridade e autonomia da população em situação de rua, favorecendo seu acesso a benefícios previdenciários e socioassistenciais, assim como a programas de transferência de renda, buscando desenvolver um espírito de autonomia participativa, respeitando as escolhas dos usuários e especificidades do atendimento socioassistencial.

 

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.