Crianças e adolescentes venezuelanos em visita à casinha do Papai Noel. Foto-Ascom Semtras
O último dia de visitas à casinha do Papai Noel, montada pela Prefeitura, na Praça Barão de Santarém, atraiu mais de 1.700 pessoas, nesse domingo (29). Após 17 dias de funcionamento, passaram pelo espaço mais de 18 mil pessoas, ultrapassando o número do ano passado, com aproximadamente 16 mil visitantes.
A coordenação do espaço coube à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através da assessora de gabinete, Sandra Pontes. Dezessete equipes compostas, em média, por 20 pessoas por noite se revezaram para ajudar na recepção aos visitantes.
Conceição Almeida Pereira, 89 anos, foi recepcionada pelo papai Noel. Foto-Ascom Semtras“Ouvimos histórias lindas, algumas ficarão para sempre, como a história da dona Conceição Almeida Pereira, de 89 anos, sem poder andar, que ao passar pela orla e ver a casinha manifestou vontade de ver o Papai Noel. Conseguimos realizar o seu desejo. Também tivemos a comemoração de um aniversário, uma família do município de Monte Alegre se juntou com familiares em Santarém e foi comemorar o aniversário de sua matriarca. A palavra é gratidão por todas as equipes que nos ajudaram nessa acolhida incansável. Agradeço ao prefeito Nélio Aguiar e a secretária Celsa Brito pela confiança e apoio. Em 2020 estaremos todos juntos novamente", destacou a coordenadora do espaço, Sandra Pontes.
Segundo a coordenação, a casinha do Papai Noel, também, recebeu visitas de pessoas de outros municípios do Pará como: Itaituba; Óbidos; Monte Alegre; Juruti; Oriximiná; Altamira; Tucuruí; Mojuí dos Campos; Placas; Belém e o distrito de Porto Trombetas. Visitantes de outros estados brasileiros - Amazonas (Manaus e Parintins); São Paulo; Roraima (Boa Vista); Rio de Janeiro; Mato Grosso do Sul; Pernambuco; Ceará (Fortaleza); Goiás (Jaguará); Minas Gerais; Piauí; Maranhão; Mato Grosso do Sul (Campo Grande) - e de outros países como a Venezuela e Estados Unidos também passaram pelo espaço.
Crianças e adolescentes indígenas venezuelanos, acolhidas pela Prefeitura de Santarém na Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), estiveram no local. Muitos deles nunca haviam estado perto do Papai Noel. Eles ficaram felizes pela oportunidade.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, também esteve recepcionando os visitantes. A titular da Semtras agradeceu a todos, que puderam compartilhar a magia do natal.
Titular da Semtras, Celsa Brito, agradeceu a cada um dos visitantes que compartilharam a magia do natal. Foto-Ascom Semtras
"São momentos simples, mas carregados de muito carinho e emoção, a magia do natal contagiou a todos que foram até o local e eternizaram essa visita. Eu agradeço a todos que ajudaram com as doações para decoração, os que trabalharam na preparação do espaço e também a todos que se dispuseram a estar aqui nessas noites de acolhida", enfatizou Celsa Brito.
O último dia contou com a visita da família de Cristiane Aguiar, servidora Pública, que levou a filha Maria Eduarda de Oliveira de Aguiar, 4 anos, para conhecer a casinha e visitar o Papai Noel. “Eu gostei muito de poder tirar uma foto com o Papai Noel e também conhecer a casinha”, externou feliz Maria Eduarda.
A pequena Maria Eduarda de Oliveira Aguiar aproveitou o último dia de visitas com sua família. Foto-Ascom Semtras
O Papai Noel, representado por Airton Pontes Aguiar, avaliou os 17 dias como uma grande benção e agradeceu a oportunidade de estar mais um ano na casinha. O bom velhinho chegou trazendo a magia do natal no último dia 13, quando recebeu das mãos do prefeito Nélio Aguiar as chaves da sua casinha, que simbolicamente representa as chaves da cidade.
Equipes de acolhida coordenadas pela servidora da Semtras Sandra Pontes. Foto-Ascom Semtras
Esse ano, a casinha ganhou um designer inédito e moderno, medindo 48 m², com estrutura em madeira de lei, toda pré-moldada. O espaço foi montado por uma equipe de obra civil da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). A Semtras foi a pasta responsável por manter diariamente a equipe que ajuda com a recepção aos visitantes.
A ornamentação da casinha foi realizada Secretarias Municipais de Cultura (Semc) e Educação (Semed), com apoio de Anna Aguiar, chefe de gabinete da Semtras. A ornamentação externa, com a parte de jardinagem, foi feita pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap).