1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Projeto sustentável de tratamento de água vai beneficiar centenas de famílias na Várzea
Projeto sustentável de tratamento de água vai beneficiar centenas de famílias na Várzea Autor: Desconhecido

Projeto sustentável de tratamento de água vai beneficiar centenas de famílias na Várzea

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Projeto, financiado pela FNS, e executado pela PMS vai beneficiar centenas de famílias na Várzea. Fo...

Projeto, financiado pela FNS, e executado pela PMS vai beneficiar centenas de famílias na Várzea. Foto-Mauro Nayan

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, vistoriou a obra de construção do projeto sustentável de tratamento de água da comunidade Centro do Aritapera, localizada na região de Várzea. Trata-se do Salta Z – uma Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano, financiado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e colocado em prática através da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O projeto garantirá água potável mais acessível para centenas de famílias das comunidades Aritapera e Carapanatuba.

O prefeito Nélio destacou a alegria e satisfação em estar presente numa ação que parece simples, porém tem grande relevância para a melhoria da saúde por se tratar do tratamento da água para o consumo humano, numa comunidade simples, mas participativa.

"Nossa gestão vem dando possibilidade aos cidadãos para que tenham água potável em suas casas. Já ampliamos o abastecimento de água em todo o município, principalmente na zona rural. Melhorar a qualidade de vida da nossa gente é nossa meta principal, por isso o nosso esforço é contínuo", reiterou Nélio.

Os moradores da comunidade Centro do Aritapera abraçaram a causa e estão satisfeitos com a instalação dos equipamentos. Entre eles, a moradora Josefina Cardoso que abordou a importância da água tratada, principalmente para as crianças.

"Ficamos felizes com a implantação desse grande projeto em nossa comunidade. Esse é um sonho antigo dos moradores que em pouco tempo será concretizado”, ressaltou.

O trabalho está em fase de conclusão para que seja entregue aos moradores. Depois de implantado, eles farão o monitoramento de todo o processo. Isso envolve a colocação de cloro, a verificação da bomba que traz a água do rio, limpeza da caixa d'água e demais ações, que envolvem o processo de tratamento da água.

Como funciona o Salta Z?

Desenvolvida por técnicos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), a tecnologia tradicional, de baixo custo e fácil operação, contém filtro e dosadores em que a construção e montagem são artesanais, seguindo o princípio de sustentabilidade, utilizando materiais ecologicamente corretos e que custam cerca de 25% menos que os modelos tradicionais. Todo o material utilizado na instalação pode ser adquirido no próprio comércio local, daí a praticidade da tecnologia pioneira.

O sistema funciona com uma bomba que retira água do rio, para ser tratada e torná-la potável para consumo humano. A água é puxada e antes de chegar na caixa d'água entra em contato com partilhas de cloro, chega na caixa d'água de 5 mil litros, passa por decantação para eliminar impurezas e materiais pesados, como ferro e manganês e por último passa pela filtragem que deixa a água sem bactérias e materiais pesados, pronta para consumo.

Além do prefeito Nélio Aguiar estiveram presentes na vistoria o vice-prefeito José Maria Tapajós, o chefe de Gabinete Erasmo Maia, o secretário regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto, o chefe de gabinete da Semap, Domingos Ferreira, além de vereadores da Câmara de Santarém e moradores da comunidade.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.