1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Programações marcam campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”
Programações marcam campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” Autor: Desconhecido

Programações marcam campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social participo...

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social participou durante esta terça-feira (26), de duas programações que buscou divulgar a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

No Brasil, a iniciativa dura 21 dias, pois inicia no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e se encerra no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Esta mobilização global é apoiada pela campanha do Secretário-Geral da ONU “Una-se pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, com o objetivo de sensibilizar, galvanizar o ativismo e compartilhar conhecimento e inovação no que se refere a prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo.

A programação iniciou na segunda-feira (25), com a participação do Centro de Referência Especializado de Atendimento á Mulher- Maria do Pará na audiência de acolhimento da Vara de Violência Doméstica realizada pelo Ministério Público.

Nesta terça-feira (26), a programação aconteceu na Delegacia da Mulher (Deam) também em parceria com a Prefeitura por meio da Semtras e o Centro Maria do Pará em uma ação de beleza e café da manhã para mulheres vítimas de violência doméstica. Os usuários tiveram a oportunidade de fazer testes de glicemia.

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito agradeceu a parceria da Deam e de todos que realizaram a programação que alerta para a importância do fim da violência contra a mulher. “Somente unidos podemos ajudar as mulheres vítimas de violência. Essa é mais uma data que leva a mensagem do enfrentamento e que elas possam contar com todos nós.”

A coordenadora do Centro Maria do Pará, Diany Castro, destacou que a ação já é tradição e contou com emissão da carteira de identidade, teste de saúde ofertado pela Fundação Esperança e ação de beleza em parceria com a Mary Kay. “Ofertamos saúde, beleza e garantia de direitos para as pessoas que estiveram na delegacia. A realização dessas atividades só foi possível com a participação de toda a rede de enfrentamento a violência contra mulher que em Santarém é muito fortalecida. Seguimos todos juntos no propósito de apoiar as mulheres vítimas de violência doméstica”, pontuou Diany.

A delegada da Mulher Andreza Alves recepcionou a todos esclarecendo a importância dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.  “É sempre importante falar sobre o assunto, infelizmente a violência doméstica ainda é um problema recorrente na sociedade. A delegacia registra diariamente tantas ocorrências, tantos inquéritos sendo instaurados, a violência contra a mulher não é normal, ela precisa ser combatida. Vamos levantar a bandeira para que um dia possamos extirpar a violência contra a mulher da sociedade.”

A ação de saúde foi ofertada pelo Instituto de Ensino Superior Iespes e Fundação Esperança (Iespes). De acordo com Socorro Galúcio, responsável técnica do laboratório de ensino, a instituição está sempre levando atendimentos de saúde à comunidade. “Hoje, trouxemos acadêmicos de Farmácia e Biomedicina, todos aptos a desenvolver ações de saúde. Unimos a teoria com a prática e foi mais um importante momento”.

Confira a programação dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher

Pré Conferências foram realizadas para debater os direitos da mulheres. Ainda pela manhã ocorreu no Centro Maria do Pará a Pré Conferência do Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF) que contou com a participação de Mulheres Acompanhadas pelo Centro e Usuários do Creas.

A presidente do CMCF Ana Claudia dos Santos contou que a pré conferência obteve um público muito bom, inclusive com mulheres da região do planalto e de algumas comunidades. “Seguimos cumprindo com o nosso dever de levar esclarecimentos sobre os direitos das mulheres, sobre a importância de ouvirmos seus anseios em busca de políticas públicas que as contemplem. Vamos continuar nesse propósito e que mais mulheres possam participar dessa discussão”.

As pré conferências acontecem em preparação para a realização da Conferência Municipal da Condição Feminina prevista para acontecer em março de 2020.

Confira o cronograma das Pré Conferências e programação dos 16 Dias de Ativismo: 

Cras Alter do Chão

Data: 28/11/19

Hora: 14h as 18h

Local: Tv. Antônio Febrônio Costa s/nº - Centro - Entre Av. Firmino Bagata e Av. Everaldo - Martins ao lado do Conselho Tutelar III

Cras Santana

Data: 28/11/19

Hora: 14h as 18h

Local: R. Gonçalves Dias, s/n – Santana - Entre Barão de Guajará e Pedro Gentil

Cras Urumari

Data: 29/11/19

Hora: 14h as 18h

Local: R. Cristóvão Colombo, s/nº - Urumarí - Na antiga Escola João Batista Miléo

Cras Maracanã

Data: 29/11/19

Hora: 14h as 18h

Local: próximo ao Residencial – Reserva Maracanã, antes da Escola Mun. Dom Floriano

Cras Nova República

Data: 06/12/19

Hora: 14h as 18h

Local: Tv. 25, s/n - Nova República.

Creas

Data 19/12/19

Hora: 14h as 18h

Local: Trav. Luiz Barbosa, nº 1310 Bairro: Caranazal, nº1310  Entre Plácido de Castro e Borges Leal

Cras Santarenzinho

Data: 23/01/20

Hora: 14h as 18h

Local: R. Ituqui, 1179,  Alvorada  -  Entre Tv. Resistência e Tv. Selva de Pedra

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.