A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social participou durante esta terça-feira (26), de duas programações que buscou divulgar a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.
No Brasil, a iniciativa dura 21 dias, pois inicia no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e se encerra no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Esta mobilização global é apoiada pela campanha do Secretário-Geral da ONU “Una-se pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, com o objetivo de sensibilizar, galvanizar o ativismo e compartilhar conhecimento e inovação no que se refere a prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo.
A programação iniciou na segunda-feira (25), com a participação do Centro de Referência Especializado de Atendimento á Mulher- Maria do Pará na audiência de acolhimento da Vara de Violência Doméstica realizada pelo Ministério Público.
Nesta terça-feira (26), a programação aconteceu na Delegacia da Mulher (Deam) também em parceria com a Prefeitura por meio da Semtras e o Centro Maria do Pará em uma ação de beleza e café da manhã para mulheres vítimas de violência doméstica. Os usuários tiveram a oportunidade de fazer testes de glicemia.
A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito agradeceu a parceria da Deam e de todos que realizaram a programação que alerta para a importância do fim da violência contra a mulher. “Somente unidos podemos ajudar as mulheres vítimas de violência. Essa é mais uma data que leva a mensagem do enfrentamento e que elas possam contar com todos nós.”
A coordenadora do Centro Maria do Pará, Diany Castro, destacou que a ação já é tradição e contou com emissão da carteira de identidade, teste de saúde ofertado pela Fundação Esperança e ação de beleza em parceria com a Mary Kay. “Ofertamos saúde, beleza e garantia de direitos para as pessoas que estiveram na delegacia. A realização dessas atividades só foi possível com a participação de toda a rede de enfrentamento a violência contra mulher que em Santarém é muito fortalecida. Seguimos todos juntos no propósito de apoiar as mulheres vítimas de violência doméstica”, pontuou Diany.
A delegada da Mulher Andreza Alves recepcionou a todos esclarecendo a importância dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. “É sempre importante falar sobre o assunto, infelizmente a violência doméstica ainda é um problema recorrente na sociedade. A delegacia registra diariamente tantas ocorrências, tantos inquéritos sendo instaurados, a violência contra a mulher não é normal, ela precisa ser combatida. Vamos levantar a bandeira para que um dia possamos extirpar a violência contra a mulher da sociedade.”
A ação de saúde foi ofertada pelo Instituto de Ensino Superior Iespes e Fundação Esperança (Iespes). De acordo com Socorro Galúcio, responsável técnica do laboratório de ensino, a instituição está sempre levando atendimentos de saúde à comunidade. “Hoje, trouxemos acadêmicos de Farmácia e Biomedicina, todos aptos a desenvolver ações de saúde. Unimos a teoria com a prática e foi mais um importante momento”.
Confira a programação dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher
Pré Conferências foram realizadas para debater os direitos da mulheres. Ainda pela manhã ocorreu no Centro Maria do Pará a Pré Conferência do Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF) que contou com a participação de Mulheres Acompanhadas pelo Centro e Usuários do Creas.
A presidente do CMCF Ana Claudia dos Santos contou que a pré conferência obteve um público muito bom, inclusive com mulheres da região do planalto e de algumas comunidades. “Seguimos cumprindo com o nosso dever de levar esclarecimentos sobre os direitos das mulheres, sobre a importância de ouvirmos seus anseios em busca de políticas públicas que as contemplem. Vamos continuar nesse propósito e que mais mulheres possam participar dessa discussão”.
As pré conferências acontecem em preparação para a realização da Conferência Municipal da Condição Feminina prevista para acontecer em março de 2020.
Confira o cronograma das Pré Conferências e programação dos 16 Dias de Ativismo:
Cras Alter do Chão
Data: 28/11/19
Hora: 14h as 18h
Local: Tv. Antônio Febrônio Costa s/nº - Centro - Entre Av. Firmino Bagata e Av. Everaldo - Martins ao lado do Conselho Tutelar III
Cras Santana
Data: 28/11/19
Hora: 14h as 18h
Local: R. Gonçalves Dias, s/n – Santana - Entre Barão de Guajará e Pedro Gentil
Cras Urumari
Data: 29/11/19
Hora: 14h as 18h
Local: R. Cristóvão Colombo, s/nº - Urumarí - Na antiga Escola João Batista Miléo
Cras Maracanã
Data: 29/11/19
Hora: 14h as 18h
Local: próximo ao Residencial – Reserva Maracanã, antes da Escola Mun. Dom Floriano
Cras Nova República
Data: 06/12/19
Hora: 14h as 18h
Local: Tv. 25, s/n - Nova República.
Creas
Data 19/12/19
Hora: 14h as 18h
Local: Trav. Luiz Barbosa, nº 1310 Bairro: Caranazal, nº1310 Entre Plácido de Castro e Borges Leal
Cras Santarenzinho
Data: 23/01/20
Hora: 14h as 18h
Local: R. Ituqui, 1179, Alvorada - Entre Tv. Resistência e Tv. Selva de Pedra