Famílias de origem, famílias acolhedoras do Programa Família Acolhedora (PFA), crianças e adolescentes acolhidas ganharam na sexta-feira (18) uma programação especial alusiva ao Dia das Crianças.
A festinha no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) foi especial, ganhou decoração, brindes, lanche e contou com convidados especiais como os adolescentes do Instituto Beijar Flor que em voz e violão apresentaram canções especiais.
De acordo com a coordenadora interina do PFA Diana Ribeiro, três famílias Acolhedoras com quatro acolhidos e uma família de origem participaram da atividade que visou proporcionar momento de integração, socialização e lazer. “Foi uma tarde especial, as crianças e famílias foram recepcionadas pela equipe do PFA que preparou tudo com muito carinho, também estiveram com convidados e servidores da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social”.
“Foi uma tarde muito boa, tudo gostoso, as crianças participaram de brincadeiras, elas se divertiram bastante, foi tudo satisfatório para nós que acolhemos as crianças e que estivemos aqui nessa festinha. Eu amei estar com eles neste momento”. Confidenciou a Família Acolhedora que está com um grupo de irmãos em acolhimento Maria de Andrade que destacou a importância da programação. Dona Maria Andrade finalizou dizendo que a população precisa conhecer o PFA.
Sobre o PFA
O PFA funciona em uma sala no Prédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de segunda a sexta-feira da 8h ás 14h. O PFA propicia o acolhimento de crianças e adolescentes afastadas da família biológica por medida de proteção judicial em residência de famílias acolhedoras cadastradas. A inclusão do Programa de Acolhimento Familiar na Lei da Adoção também é uma iniciativa nova. Criado pelo Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, lançado em 2006, o programa foi incorporado à lei devido aos resultados positivos obtidos até então.Coordenadora com equipe PSE e programa família acolhedora
Essas crianças e adolescentes são inseridas em famílias cadastradas selecionadas, enquanto a família biológica também chamada de família nuclear é acompanhada pela equipe técnica do serviço.
O PFA é administrado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e conta com uma equipe interprofissional: coordenadora, psicóloga e assistente social que atuam desde a captação de famílias voluntárias dispostas a aderir e seguir as diretrizes do programa, até ao acompanhamento da medida efetiva, levando sempre ao judiciário as intercorrências que eventualmente surgirem e que necessitarem de medida judicial.
Conforme a Resolução CNAS Nº 13, de 13 de maio de 2014, o Programa Família Acolhedora tem como objetivos:
1) Promover o acolhimento familiar de crianças e adolescentes afastadas temporariamente de sua família de origem;
2) Acolher e dispensar cuidados individualizados em ambiente familiar;
3) Preservar vínculos com a família de origem, salvo determinação judicial em contrário;
4) Possibilitar a convivência comunitária e o acesso à rede de políticas públicas;
5) Apoiar o retorno da criança e do adolescente à família de origem.