1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Profissionais de saúde da área urbana participam da abertura de campanha de prevenção ao escalpelamento
Profissionais de saúde da área urbana participam da abertura de campanha de prevenção ao escalpelamento Autor: Desconhecido

Profissionais de saúde da área urbana participam da abertura de campanha de prevenção ao escalpelamento

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Na tarde da última quarta-feira (20), o auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA) se tornou...

Na tarde da última quarta-feira (20), o auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA) se tornou um amplo espaço de sensibilização, quanto a proteção dos eixos do motor das embarcações que transitam pelos rios de Santarém, no lançamento da campanha de prevenção ao escalpelamento. O evento foi motivado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e contou com a parceria da Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Trabalho e Assistência Social (Semtras), além da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Universidade Estadual do Pará (Uepa). 

O evento foi direcionado aos profissionais de saúde, enfermeiros e agentes comunitários de saúde que serão multiplicadores não só para a prevenção, mas para erradicação do escalpelamento, foi o que destacou o procurador do Trabalho da 2ª Região, Augusto Grieco.

"Para mim é uma honra voltar a Santarém para discutir um tema que o Ministério Público do Trabalho busca sensibilizar. É bom saber que tem muitas pessoas interessadas em conhecer esse problema e buscar enfrentar essa questão, com vários parceiros, como a Marinha do Brasil, que já faz um trabalho belíssimo no campo da prevenção e está sempre está apoiando as iniciativas do MPT. Aqui temos pessoas capacitadas para repassar as informações para discutir e levar para a sociedade a questão da prevenção. O nosso objetivo quanto Ministério Público não é reduzir, mas erradicar, tolerância zero para esses acidentes”, enfatizou.

A procuradora do MPT, Tatiana Armomino, agradeceu e reiterou o compromisso do órgão em desenvolver ações de promoção social e que somente com parcerias o objetivo será alcançado. "Em todos os lugares que tenho oportunidade de falar sobre o trabalho do Ministério Público do Trabalho, falo dos objetivos principais que são a promoção social e um futuro melhor pra todos, temos a certeza que só conseguiremos isso, com ajuda de parceiros, por isso fizemos esse chamamento no sentido de lutarmos juntos para erradicar o escalpelamento, no Norte do paÍs, especificamente aqui no estado do Pará", frisou.

"Trabalhamos a promoção e a prevenção dos agravos da saúde, sempre voltado na nossa Política de Atenção Básica, e como o escalpelamento é uma realidade ainda presente na região Amazônica não podemos de maneira nenhuma deixar despercebida essa problemática. Por isso, nossos profissionais de saúde estão aqui para receber as orientações para serem multiplicadores em sua área de atuação", explicou o procurador Jurídico da Semsa, Mateus Coutinho.

O vice-prefeito, José Maria Tapajós, ressaltou que a precaução e a disseminação da informação são grandes aliadas para a erradicação do escalpelamento. “Com base na precaução, enquanto governo temos a obrigação e dever de ver que a situação é de emergência, pois quanto saúde é de salvar a vida e sempre a Marinha, nos últimos anos, vem acompanhando isso, levando informações para as escolas e certamente a partir deste evento, vai continuar nos ajudando a combater este mal. Agradecemos ao Ministério Público do Trabalho que tem procurado a Prefeitura para firmar parceria para juntos compartilharmos essa responsabilidade, para levar a toda nossa sociedade essa preocupação".

A próxima ação do grupo de trabalho de prevenção ao escalpelamento será uma formação com os agentes de saúde da região de rios e com os associados da Colônia de Pescadores Z-20.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.