Autor: Weldon Luciano
Os profissionais da Unidade de Saúde Descentralizada (USD) e do Ambulatório Itinerante foram imunizados contra Covid-19 em Santarém. Ao todo, 57 pessoas que integram a equipe multiprofissional tomaram as doses. As unidades fazem parte do Plano Municipal de enfrentamento à doença e estão na linha de frente atuando no acolhimento e atendimento de pacientes com sintomas de síndrome gripal diariamente, tanto na área urbana quanto nas comunidades do Planato Santareno e na Região de Rios.
A USD está localizada nas dependências do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Paulo Freire, no Bairro Jardim Santarém, e tem sido fundamental no combate a pandemia, com seus integrantes atuando no acolhimento e atendimento de pacientes com sintomas de síndrome gripal diariamente.
A USD realiza triagem, consultas médicas, notificação, dispensação de medicamentos, Fisioterapia e treino Funcional, atendimento psicológico e atendimento de Serviço Social. O trabalho é feito pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que disponibiliza uma equipe de multiprofissionais para detecção de possíveis casos da Covid-19, a fim de oportunizar um tratamento precoce, como medida para o enfrentamento e combate ao novo coronavírus.
Entre maio e janeiro, a USD já atendeu mais de 40 mil pacientes em Santarém. Além disso, a unidade distribuiu mais de 1 milhão de medicamentos. Por sua vez, o Ambulatório Itinerante já levou atendimentos a dezenas de comunidades rurais, ribeirinhas e urbanas. Ao todo, a equipe já atendeu quase 20 mil pessoas no ano de 2020.
Cronograma de vacinação
O cronograma de vacinação contra covid-19 para grupos prioritários no município está em andamento. Ao todo, foram 6.475 doses recebidas para essa fase inicial.
Nesta primeira etapa, serão imunizados indígenas, idosos que vivem em asilos e profissionais de hospitais que atuam na linha de frente da pandemia. O planejamento foi feito de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde em concordância com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).
As equipes de vacinação irão até os profissionais de saúde, indígenas e idosos em asilos, ninguém será chamado para ser vacinado em locais específicos.
Plano de vacinação
1ª Fase: Trabalhadores de saúde, idosos com mais de 60 anos, que vivem em instituições e indígenas
2ª Fase: Profissionais de segurança pública na ativa, idosos a partir de 60 anos, povos e comunidades quilombolas
3ª Fase: Indivíduos que possuam comorbidades
4ª Fase: Trabalhadores da Educação, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário, população privada de liberdade.