Para mapear a atividade turística em Santarém durante o período do carnaval e elaborar estratégias para o fomento do setor, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e apoio da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, realizou a Pesquisa de Demanda Turística do Carnaval 2020.
A ação ocorreu durante o período do carnaval em Alter do Chão com a participação de sete pesquisadores.
A pesquisa de campo consiste na aplicação de questionários com perguntas qualitativas e quantitativas sobre o destino de origem do turista, faixa etária, ocupação, meio de hospedagem, transporte utilizado, pontos turísticos visitados, avaliação da viagem e sua experiência em Santarém.
Os dados ajudam a traçar o perfil do turista que visita a Pérola do Tapajós e elaborar políticas públicas para o fortalecimento do turismo na cidade. Para o secretário municipal de Turismo as informações coletadas não são apenas importantes para as instituições públicas, mas também para o setor privado. “A pesquisa, realizada pela Prefeitura de Santarém ajuda os empresários e empreendedores do setor a conhecer melhor o público que está recebendo e se organizar para oferecer serviços personalizados que atendam às necessidades e preferências desse público”, argumentou Diego Pinho.
As informações coletadas na Pesquisa de Campo do Carnaval 2020 são organizadas e relacionados com outras informações por meio do Observatório da Semtur, que mapeia o perfil e a média diária de gastos do turista em Santarém com base em relatórios de BOH's, dados disponibilizados pela Infraero, a média de preço de refeição estabelecida pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT) e pesquisas de demanda turística.
Além das pesquisas de campo realizadas no período do carnaval, a Semtur também aplica questionários nas duas temporadas de férias do ano e durante o Çairé.