Com objetivo de debater sobre a campanha nacional de prevenção à “Gravidez na Adolescência”, a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Maria do Pará em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC/Santarém), realizou na manhã desta quinta-feira (20), uma palestra para orientar os usuários dos dois equipamentos sobre a campanha nacional.
Atentos a tudo, os usuários do Centro e Maria do Pará acompanharam a palestra de Eliane Galúcio, enfermeira do setor de educação e saúde do Sesc, na função de auxiliar de atividades sociais. Ela levou as orientações necessárias de forma objetiva para que os participantes pudessem ter o máximo de aproveitamento. “Discutir sobre a gravidez na adolescência é de fundamental importância. Essa campanha é pontual, haja vista o aumento dos índices de gravidez na adolescência e devemos está cada dia propagando a prevenção da gravidez na adolescência e também sobre doenças sexualmente transmissíveis”, pontuou a enfermeira.
Durante o evento, o SESC distribui preservativos e folderes informativos sobre os temas debatidos.
Um dos usuários do Creas de 17 anos contou que entendeu a mensagem repassada pela equipe. “Entendi que é importante a prevenção, o uso de preservativos além de evitar a gravidez precoce evita também a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis. O nascimento de uma criança em um momento errado traz muitas consequências para quem é adolescente”.
“Alcançamos o objetivo de levarmos essa mensagem da prevenção a gravidez na adolescência e também sobre as doenças sexualmente transmissíveis para os usuários do Creas e Maria do Pará. Essa é nossa preocupação com eles que por, às vezes, falta de informação ficam expostos ao que não gostariam para seu futuro”, observou Adriana Rego coordenadora do Creas.