1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeitura realiza Conferência para atualização do Plano de Turismo de Santarém com a participação da sociedade
Prefeitura realiza Conferência para atualização do Plano de Turismo de Santarém com a participação da sociedade Autor: Desconhecido

Prefeitura realiza Conferência para atualização do Plano de Turismo de Santarém com a participação da sociedade

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
O processo de atualização do Plano Municipal de Turismo iniciou com a realização de oficinas na ár...

O processo de atualização do Plano Municipal de Turismo iniciou com a realização de oficinas na área urbana e em comunidades da cidade com a participação de entidades ligadas ao turismo, líderes comunitários e técnicos das Secretarias Municipais de Turismo (Semtur) e Planejamento (Semdec). Já nessa quarta-feira (18), foi realizada a 1ª Conferência Municipal de atualização do Plano de Turismo de Santarém.

O evento, que ocorreu no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental – CIAM, contou com a presença do Prefeito de Santarém, Secretário Municipal de Turismo, representantes do Conselho Municipal de Turismo, instituições ligadas ao setor, técnicos da Semtur e comunidade em geral.

“Estamos ouvindo a população porque entendemos que todos podem contribuir com esse processo. O turismo já é uma realidade no município que interessa a todos. Santarém foi eleita o destino tendência número um para o turismo em 2020. Por isso temos que elaborar ações organizadas para fortalecer ainda mais o setor, que está contribuindo para a geração de renda e desenvolvimento sustentável do município de Santarém, disse o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

A Conferência Municipal de atualização do Plano de Turismo de Santarém é uma estratégia da Prefeitura, por meio da Semtur e Semdec, para promover a participação da sociedade no processo de atualização do Plano Encontro – Plano Estratégico de Turismo Santarém.

O Plano Encontro, lançado em 2015, tem sido a principal ferramenta usada pela Secretaria Municipal de Turismo para definir ações para o fomento do setor. Sua atualização está prevista do documento e também é uma normativa do artigo 189 da Lei Municipal 20.534/2018 do Plano Diretor do Município.

A Conferência foi baseada no regimento interno aprovado pelo público presente no início do evento. Os Eixos Sol e Praia, Ecoturismo, Negócios e Eventos e Cultura foram debatidos pelos participantes, que se dividiram em quatro grupos para elaboração de propostas de melhoria do setor.

As sugestões de cada grupo foram apresentadas e aprovadas pelos participantes por meio de votação aberta.

O Turismólogo Elias Mota, que é professor no Instituto Federal do Pará, foi o mediador do primeiro Eixo. “A discussão foi muito interessante. Nós elaboramos propostas que acreditamos que podem contribuir para o turismo de sol e praia na região. Esse tema é importante porque a cidade tem um potencial enorme e são praias de água doce.

Já o antropólogo, turismólogo e produtor cultural, Mourrambert Flexa, mediou o terceiro tema. “A gente tem várias ações culturais sendo realizadas na cidade, mas políticas públicas para ordenar e incentivar essas ações dentro do turismo cultural são importantes para região no aspecto de receber o turista e para beneficiar a população local”, argumentou.

O terceiro eixo foi Ecoturismo, mediado pelo empresário e guia de turismo Índios Brasil. “Ouvir as pessoas que contribuem para o turismo nas comunidades e promover a aproximação delas com o poder público é muito importante, porque quando as ações vêm de cima pra baixo a população não é ouvida”.

O jornalista Emanuel Júlio Leite, foi o facilitador do quarto eixo, turismo de Negócios e Eventos. “Cada participante aqui representou uma comunidade, bairro ou uma instituição e todos tiveram espaço para se posicionar e contribuir com esse processo”, disse.

Para secretário municipal de turismo, Diego Pinho, a participação da população é fundamental para o processo. “Muitas propostas foram apresentadas. Algumas já são realizadas pela Secretaria de Turismo e outras são novas ideias. Tudo que foi sugerido e aprovado na Conferência vai ser incluído no Plano Municipal de Turismo. Essas propostas vão nortear as ações do poder público no que diz respeito ao turismo na cidade. A Conferencia é uma forma da sociedade participar de maneira ativa da gestão municipal”.

O Plano de Turismo de Santarém é o documento que define as diretrizes a serem seguidas pelo poder público e instituições ligadas ao trade turístico para o fortalecimento do setor na região. Para concluir seu processo de atualização, uma equipe de técnicos da Semtur vai redigir um documento com base nas propostas elaboradas na Conferência, que vai ser apresentado à Câmara Municipal de Santarém para que seja validado o Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo atualizado.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.