1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeitura ouve reivindicações de povos tradicionais em reunião na Câmara de Vereadores
Prefeitura ouve reivindicações de povos tradicionais em reunião na Câmara de Vereadores Autor: Desconhecido

Prefeitura ouve reivindicações de povos tradicionais em reunião na Câmara de Vereadores

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
  O prefeito de Santarém Nélio Aguiar e o vice-prefeito José Maria Tapajós participaram de uma reun...

 

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar e o vice-prefeito José Maria Tapajós participaram de uma reunião na Câmara de Vereadores nesta sexta-feira (9) para ouvir as reivindicações dos povos tradicionais, como indígenas e quilombolas da região. O encontro foi motivado por manifestações do Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (Cita).

A reunião teve duração de pouco mais de 4 horas e lideranças de várias entidades da sociedade, de forma democrática e participativa, tiveram espaço para se pronunciar. A principal reivindicação das entidades foi referente a possível instalação dos portos no bairro Maicá, tema discutido na segunda-feira (5) durante reunião de trabalho na casa legislativa. "Houve algum tipo de distorção no discurso, pois o meu posicionamento de segunda é o mesmo: de que não vou aceitar nenhum projeto que seja empurrado goela abaixo a população. Defendo que temos que ter transparência no projeto. Precisamos conhecer e respeitar a legislação em vigor, que precisamos ouvir quilombolas, indígenas, fazer as audiências públicas. Temos que cumprir todas as etapas e conhecer Estudos de Impactos Ambientais que é para ser realizado previamente", reforçou o prefeito Nélio Aguiar.

A reunião contou ainda com a presença do Ministério Público Federal, Funai, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rural, Z-20, vereadores e outras entidades. "Foi um espaço de cidadania onde cada um pôde apresentar através das suas lideranças, as demandas e solicitações, para que o prefeito possa ver a melhor forma de atender através dos requerimentos apresentados aqui", enfatizou o vereador Júnior Tapajós.

O prefeito marcou nova reunião com os indígenas na próxima segunda-feira (12), para ouvir as reivindicações de forma detalhada com a intenção de dar os encaminhamentos necessários.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.