Tendas em frente à CEF da Avenida Tapajós garantem segurança e comodidade aos beneficiários.A liberação do auxílio emergencial, recurso do Governo Federal destinado a trabalhadores de baixa renda prejudicados pela pandemia do Covid-19, vem gerando aglomeração em frente as agências da Caixa Econômica Federal. Para manter o distanciamento social e abrigar os beneficiários, a Prefeitura de Santarém instalou oito tendas e demarcações em frente ao prédio da CEF da Avenida Tapajós. O perímetro entre as Travessas dos Mártires e 15 de Agosto está interditado.
A operação é integrada com a Polícia Militar e a Prefeitura por meio das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra), Mobilidade e Trânsito (SMT), Assistência Social (Semtras) e Defesa Civil.
Os santarenos que tem direito ao auxílio estão sendo orientados pela pasta da Assistência Social. “Temos servidores nas três agências da CEF. A tenda na Avenida Tapajós otimiza a organização, resguarda o distanciamento e respeita as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nossa equipe orienta para que as pessoas só saiam de casa quando for extremamente necessário. Então, se o auxílio estiver em análise, não precisa ir ao prédio da CEF, porque não será liberado. É preciso aguardar a confirmação. No entanto, se ainda assim precisar ir, vá sozinho e evite aglomeração”, explicou a assessora de planejamento da Semtras, Roselene Andrade.Equipes trabalharam durante a madrugada desta terça-feira (5) para concluir as instalações.
De acordo com o titular da Infraestrutura, Daniel Simões, o trabalho soma as demais medidas adotadas pelo governo municipal para barrar a proliferação do novo coronavírus. “Essa foi uma medida pensada pelo prefeito Nélio Aguiar para garantir maior conforto e segurança aos mais de 50 mil santarenos que receberão o auxílio. A tenda os abriga do sol e da chuva e reforça o distanciamento social, que é fundamental no atual cenário mundial.”Além das tendas, foram implantadas demarcações de distanciamento.
O prefeito Nélio Aguiar fiscalizou as tendas para assegurar a boa instalação e comentou sobre a assistência humanizada que a Prefeitura tem garantido aos beneficiários. “Estamos em um momento de crise e precisamos ser solidários. Sabemos que são muitas pessoas e a Caixa está com dificuldades em organizar as filas. Então, estamos dando apoio porque precisamos nos ajudar mais ainda neste momento. Estamos atuando com toda nossa equipe das Secretarias e Defesa Civil para fortalecer a prevenção, respeitar o distanciamento, doar máscaras e orientar. As pessoas que estão na fila, não estão por acaso, é necessidade, e precisamos resguardar a saúde delas, para tal, colocamos a tenda na Avenida Tapajós porque é uma rua mais larga e arejada. Instalamos oito tendas para que nossos santarenos recebam o auxílio de forma digna e segura”.