O Projeto “Pulmão Verde” foi lançado oficialmente na manhã desta sexta-feira (7) pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e o Rotary Clube do México, durante entrevista coletiva à imprensa, realizada no Palácio Jarbas Passarinho. O projeto tem como objetivo alertar e buscar soluções práticas de preservação e reflorestamento ambiental.
Na ocasião, foram apresentados os procedimentos para impulsionamento do projeto que em Santarém é desenvolvido pelo Rotary Clube Pérola do Tapajós entidade filiada ao Rotary Internacional, organização de homens e mulheres que prestam serviços voluntários em diversas áreas as comunidades onde atuam profissionalmente.
O Projeto é conveniado ao Museu de Árvore Rotária – MUARO implantado na cidade de Mérida, Yucatan – México, com o objetivo de recuperar uma área que foi devastada há cerca de 60 anos no País. Em Santarém, o projeto prevê a construção de uma área do tipo museu com 5 hectares, onde serão plantadas 1.905 mudas de árvores que abrigará ainda, mudas de espécies do mundo inteiro.
De acordo com Ana Caroline de Mello, Relações Internacionais do MUARO, o nome “pulmão verde” veio da reflorestação promovida pelo museu na península do Yucatan. Atualmente, a iniciativa está presente em diversas cidades do mundo e agora chega também em Santarém no Oeste do Pará. "Nosso clube decidiu assumir este projeto porque sabemos como é importante garantir um ambiente mais seguro para as gerações futuras. Santarém é uma cidade maravilhosa onde há uma arborização boa, no entanto pretendemos aumentar mais lugares arborizados. O Rotary Club está implantando mais de 50 pulmões verdes ao redor do mundo e hoje iniciamos em Santarém", disse.
O prefeito de Santarém Nélio Aguiar em sua fala destacou a importância do projeto para o município. Para ele essa parceria entre prefeitura e entidade internacional, é importante para amenizar o clima do município, uma vez que as árvores, além de manter a cidade mais verde e mais bonita, reduzem o ruído das ruas e absorvem a poluição. “Ficamos felizes com essa parceria junto ao Rotary Club onde vai possibilitar soluções práticas de preservação. A arborização constitui elemento de suma importância para a obtenção de níveis satisfatórios de qualidade de vida. No entanto, poucas cidades brasileiras possuem planejamento efetivo para arborização, e nós temos essa responsabilidade, estamos entre os municípios verdes considerados pelo Programa “Municípios Verdes”. A partir de então, o município tem seguido o trabalho firme de combate ao desmatamento”, enfatizou Aguiar.
Através da parceria a Prefeitura por meio da Semap dará todo o suporte com oferta de mudas do viveiro municipal para plantação nos locais. Atualmente os viveiros instalados na área interna de um dos principais espaços públicos de Santarém, o Parque da Cidade, abrigam mais de quatorze mil mudas de espécies arbóreas, frutíferas, paisagísticas e medicinais. As plantas são utilizadas nas atividades de arborização no município, principalmente nas ações de paisagismo de praças e canteiros centrais. Outra parte das mudas do parque é empregada em ações sociais em escolas, unidades de saúde e centro de referência em projetos de hortas e também jardins.
“É uma união de força do município junto à entidade parceira no sentido de preservar e reflorestar os espaços que ainda não possuem arborização. Com isso colocamos a disposição o nosso viveiro municipal que hoje possui inúmeras espécies de mudas”, relatou o Secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa.
Hevilyns Lira, Coordenadora do Rotary Clube em Santarém, relata que a parceria com a Prefeitura foi uma das formas encontradas para realizar reflorestamento na região. “Queremos fazer um marco na cidade e na região, para que assim, possamos incentivar a construção de uma cultura de educação e preservação ambiental em especial a região, localizada na Amazônia”, disse.
Após a cerimônia da coletiva á imprensa, a equipe do projeto e o governo municipal visitaram a base física do viveiro no Parque da Cidade. Para celebrar a parceria a Prefeitura de Santarém na oportunidade recebeu da entidade uma placa de instalação do projeto no município. A placa será fixada ao lado de Três mudas das espécies Ipê Rosa e Amarelo que foram plantadas na área interna do Parque como ação simbólica.
A solenidade contou com a participação do Prefeito de Santarém Nélio Aguiar; Secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa; Relações Internacionais Ana Caroline de Mello; Diretor Geral do projeto Fredy Alonzo Coral; Diretor do projeto Humanitário Alberto Oliveira e Diretora do Rotary Club Santarém Hevellyns Lira.