Comunitários de São Domingos que participam do curso realizado pela PMS, em parceria com a Prefeitura de Belterra e Senar. Foto-Irailde Rodrigues
Oferecer capacitação e treinamento a quem atende o turista é um dos compromissos da Prefeitura de Santarém. Por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), 1.657 pessoas das regiões de planalto, rios e zona urbana do município já receberam qualificação.
Nessa quinta-feira (14), acontece na comunidade São Domingos, localizada na Floresta Nacional do Tapajós, o encerramento do curso de turismo rural direcionado para roteiros, trilhas e caminhadas ecológicas.
Além de garantir experiência satisfatória ao turista, o objetivo é promover o engajamento da comunidade em iniciativas empreendedoras voltadas ao turismo sustentável para que os comunitários também sejam beneficiados com a renda gerada pela atividade turística.
Belos cenários da Flona do Tapajós atraem visitantes de todo o Brasil e é necessário ter gente capacitada para recebê-los. Foto-Irailde RodriguesA ação é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Semtur, em parceria com a Prefeitura de Belterra e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Para o secretário municipal de Turismo, Diego Pinho, a realização do curso fora dos limites territoriais de Santarém é necessária porque o trabalho para o desenvolvimento e consolidação da região como destino turístico precisa ser integrado.
"O objetivo do curso na comunidade é fortalecer o turismo na região do baixo Tapajós como um todo, com base no Plano de Desenvolvimento do Turismo lançando em 2015, que prevê o trabalho integrado entre Santarém e Belterra. Então nós temos a missão de contribuir, principalmente com o turismo de base comunitária", ressaltou.
Os encantos naturais da Floresta Nacional do Tapajós e a cultura dos povos que vivem nela são atrativos que despertam o interesse dos turistas que desembarcam em Santarém.