1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeitura e instituições realizam, através das redes sociais, a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao uso de Drogas
Prefeitura e instituições realizam, através das redes sociais, a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao uso de Drogas Autor: Desconhecido

Prefeitura e instituições realizam, através das redes sociais, a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao uso de Drogas

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Este ano devido a pandemia da Covid-19, a programação da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao...

Este ano devido a pandemia da Covid-19, a programação da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao uso de Drogas, lembrada de 22 a 26 de junho, será diferente. Não haverá a tradicional caminhada, blitz e atividades nas escolas para chamar a atenção À importância do enfrentamento do uso de drogas no município. A campanha será através das redes sociais.

A Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas, é fruto da Lei nº 20.524/2018, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada prefeito Nélio Aguiar em dezembro de 2018. Ela pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (CMPD), em parceria com a Câmara.

Com o tema Família na Prevenção às Drogas, os desafios são grandes diante da pandemia da Covid-19. De acordo com o cabo da Polícia Militar/coordenador do Policiamento Comunitário Escolar do 35º BPM, Glauber Mota, o número de ocorrências está sinalizando aumento nos casos de menores envolvidos com entorpecentes.

De janeiro a dezembro de 2019 foram registrados 19 casos. De janeiro a maio de 2020, já foram contabilizados 16 casos. Em comparação com os meses de janeiro a maio de 2019, foi registrado apenas um caso.

“A preocupação do Conselho é muito grande, nessa época devido a pandemia. Não era para termos um resultado como esse. Vamos buscar estratégias para fazer com que esses dados possam diminuir e não aumentar. A família tem papel fundamental no acompanhamento vigilante desses jovens para que possam evitar entrar no mundo das drogas. Todos devemos estar atentos", avaliou Glauber.

“O tema proposto é uma forma de pedido de ajuda para que as famílias ajudem as instituições nesse combate às drogas, sem o apoio familiar fica mais difícil fazer com que esses menores de idade não se envolvam no mundo das drogas, que pode em muitos casos não ter volta", observou José Raimundo Sardinha Filho, presidente do CMPD.

A titular da Semtras, Celsa Brito, informou que a Secretaria trabalha com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), buscando justamente trabalhar a prevenção e o fortalecimento dos vínculos familiares. Também, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a Prefeitura trabalha quando a violação acontece, acompanhando o cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto  e de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços a Comunidade.

“É muito importante esse trabalho de prevenção, assim como também a busca pelo fortalecimento dos vínculos quando o jovem se envolveu no mundo das drogas ou em outra penalidade. Vivemos tempos difíceis, nossas atividades coletivas foram suspensas, mas continuamos de forma remota esse acompanhamento para fortalecer os vínculos familiares. A família tem papel fundamental no futuro dos seus jovens", destacou a secretária.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.