Famtour com representantes de operadoras de turismo foi a estratégia utilizada para divulgação do turismo localA cada ano a atividade turística cresce em Santarém. Em 2018, ela rendeu R$ 176 milhões para a economia do município e a projeção realizada pelos técnicos da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) baseada em pesquisas de campo e relatórios de boletins de ocupação hoteleira estima crescimento econômico ainda maior para 2019. Os números são animadores graças ao trabalho que vem sendo desenvolvido no município para divulgar o destino a fim de cumprir as metas elaboradas no Plano Encontro.
Como estratégia de divulgação para o turismo local, a Prefeitura de Santarém por meio da Semtur em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) realizou um Famtour no período de 14 a 16 de outubro com representantes de operadoras de turismo que atuam em território nacional e internacional. Eles representam empresas ligadas ao setor interessadas em vender a região do tapajós como produto turístico.Praia de Alter do Chão foi um dos destinos turísticos visitados na Famtour.
“Está dentro da estratégia da nossa programação de apoio a divulgação e comercialização do destino. E essa é só mais uma ação fruto da nossa parceria com a Prefeitura de Santarém dando continuidade ao trabalho que a gente tem feito ao longo do tempo”, disse Aliisson Neri, técnico da Setur e coordenador de segmentação de produtos turísticos no Pará.
Famtour é uma estratégia de promoção que tem como objetivo familiarizar e encantar o distribuidor do produto turístico. Através de uma visita esse profissional consegue conhecer o destino e saber o que está oferecendo ao seu cliente visando crescimento na comercialização.
Artesanato da comunidade de Arapiuns foi apresentada aos operadores. Ao todo, cinco produtores turísticos visitaram Santarém. Entre eles Rita Vasconcelos que é a vice-presidente da Associação Brasileira de agências de viagens no Rio Grande do Sul (Abav-RS) e proprietária da agencia RC Tour Turismo em Porto Alegre. “As viagens sempre foram importantes nesse sentido pra gente vivenciar o dia a dia, experimentar o destino, conhecer o material turístico que também inclui hospedagem e transporte de cada região. Então quanto mais a gente conhece, mais detalhes podemos levar para o nosso passageiro”, disse.
Há 40 anos atuando no setor, Rita garantiu que a região tem muito potencial e se surpreendeu com a estrutura de Santarém. “A vantagem desse lugar é principalmente o exótico. O diferente. As praias são belíssimas e o que me surpreendeu é a estrutura turística que eu estou vendo no local. Não imaginava que um lugar tão afastado, especialmente pra quem vem da região sul do Brasil tivesse restaurantes fantásticos, uma culinária maravilhosa, bem servida, bem apresentada e hotéis e pousadas de todos os padrões. Para atender desde o turista classe A até aquele que quer vir com a família inteira e botar cinco, seis pessoas dentro de um apartamento. Muito Bom!”
Os operadores representam empresas de todas as regiões brasileiras e de parte da Europa. Além de pontos turísticos da cidade e de comunidades locais, eles visitaram meios de hospedagem em Santarém e Alter do Chão, empresas de transporte e restaurantes.Famtour irá alavancar a atividade turística de Santarém que cresce a cada ano.
O italiano Matteo Ciavarella atua no mercado europeu com foco no turismo religioso. Ele viajou para o norte do Brasil interessado no Círio de Nazaré. Em Santarém o que chamou sua atenção foi a biodiversidade amazônica. “Foi uma surpresa. Porque é um turismo no início, mas tem muita possibilidade de se desenvolver. O lugar é muito bonito. Com a natureza muito interessante. Biodiversidade muito interessante. Então se pode construir um pacote também para o público europeu”.
Secretário Diego Pinho à esquerda com operadores.Além de conhecer a estrutura do destino, durante a visita os operadores trocaram contato com empresários do setor na cidade. Para o secretário Municipal de Turismo Diego Pinho, a ação foi mais uma estratégia desenvolvida para atrair novos visitantes. “São três eixos principais de trabalho. A qualificação, ou seja, a preparação de quem irá atender o visitante. Trabalhamos também com a divulgação e agora com essa ação estamos focando na comercialização que é justamente trabalhar a captação de novos turistas. Esse é um grande desafio. Então o Famtour tem o objetivo de buscar novos turistas para consolidar Santarém como destino turístico o ano todo”.