4. Prefeitura de Santarém oferece suporte aos familiares das vítimas do acidente com micro-ônibus
Prefeitura de Santarém oferece suporte aos familiares das vítimas do acidente com micro-ônibus Autor: Agência Santarém

Samuel Alvarenga
Operação integrada foi montada com apoio da Coordenadoria de Portos, Semtras, Defesa Civil e SAMU para acompanhar a situação no distrito de Santana do Tapará

Equipes da Prefeitura de Santarém, representada pela Coordenadoria Municipal de Portos, Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtras), SAMU e Defesa Civil, estiveram presentes, nesta segunda-feira (07), no terminal hidroviário do distrito de Santana do Tapará, apoiando parentes das vítimas e sobreviventes do acidente envolvendo um micro-ônibus. A Coordenadoria de Portos apura as causas do acidente e vai acompanhar as investigações que estão sendo conduzidas pela Delegacia Fluvial e pela Polícia Civil. Parentes das vítimas e sobreviventes recebem apoio psicossocial da Semtras.

No momento do acidente, que ocorreu por volta das 05h de hoje, oito pessoas estavam à bordo dormindo. Informações preliminares indicam que o micro-ônibus perdeu o controle do freio e caiu em direção ao rio Amazonas. O veículo aguardava a sinalização para embarcar na balsa que faz o trajeto até o porto do DER. As autoridades confirmaram o óbito de cinco pessoas; dois passageiros conseguiram se salvar e uma pré-adolescente está desaparecida.

Equipes da Prefeitura de Santarém prestam assistência aos familiares das vítimas.

Durante a manhã, equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Delegacia Fluvial comandaram a operação para içar o veículo, com apoio de guindaste. Ele será conduzido para perícia. Orlessandra Santana, coordenadora municipal de Portos, esclareceu que neste momento é importante a gestão estar presente dando todo suporte, principalmente aos parentes das vítimas, e entender as causas sobre este acidente.

"Infelizmente temos vítimas, por isso viemos in loco averiguar, até porque no momento eram várias informações diferentes. Por isso, era importante estarmos aqui e tomar as providências cabíveis, para informar à população de forma correta", informa a coordenadora.

Coordenadora Municipal de Portos, Orlessandra Santana.

Equipes da Semtras realizaram cadastramento dos parentes das cinco vítimas e, também, dos dois sobreviventes. Eles receberão em suas residências acompanhamento com apoio psicológico. A Secretaria, também, vai dar suporte com o auxílio-funeral e retirada de novos documentos pessoais.

Em vídeo divulgado em suas redes sociais, o prefeito Nélio Aguiar solidarizou-se aos familiares das vítimas e informou que o município decretou luto oficial por três dias.