A Prefeitura de Santarém tem unido forças com diversos órgãos e setores da sociedade para disseminar informações e medidas preventivas junto aos condutores de embarcações; passageiros; profissionais da saúde e educação; órgãos de segurança e fiscalizadores, entre outros, quanto a proteção dos eixos do motor, visando reduzir acidentes nas embarcações da região que utilizam do equipamento. Por isso, nesta quarta-feira (20), será lançada a campanha de prevenção ao escalpelamento, de 14h as 17h30, no auditório da Uepa. O evento é uma ação integrada das Secretaria Municipais de Saúde (Semsa) e Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT).
O escalpelamento é o arrancamento violento do couro cabeludo, ocasionado em embarcações fluviais de pequeno porte, mais evidenciado na região Amazônica. Este problema atinge principalmente as pessoas do sexo feminino, sendo que do total de ocorrências, 93% das vítimas são meninas e mulheres.
O escalpelamento deixa sequelas irreversíveis, em alguns casos, além do couro cabeludo, são atingidos ainda as orelhas, sobrancelhas e pescoço, causando trauma físico, psicológico e emocional nas vítimas.
Programação
13h às 14h - Credenciamento
14h às 14h30 - Abertura
Composição de Mesa e pronunciamentos das autoridades
14h30 às 15h30 - Apresentação do Tema
Facilitador: Nicodemos Fabrício Maia
Vice-Coordenador da Coordenadoria Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário do Ministério Público do Trabalho (MPT) - procurador regional do Trabalho da 7ª Região
15h30 às 15h45 - Dinâmica e sorteio de brindes
15h45 às 16h - INTERVALO
Lanche
Dinâmica
16h às 16h45 - Desenvolvimento do Sub-tema
Facilitadora: Marcela Pinheiro Brasil
Enfermeira com habilitação em Saúde Pública, pós-graduada em Saúde Coletiva, Saúde da Família, Educação Permanente em Saúde e Preceptoria do SUS. Atualmente, trabalha como responsável técnica em Saúde da Mulher na Secretaria Municipal de Saúde de Santarém e na gestão em saúde no Projeto Saúde e Alegria
16h45 às 17h – ENCERRAMENTO
Considerações finais e agradecimentos