4. Prefeitura de Santarém inova com ritmo de carimbó durante a tarde no Çairé
Prefeitura de Santarém inova com ritmo de carimbó durante a tarde no Çairé Autor: Desconhecido

Prefeitura de Santarém inova com ritmo de carimbó durante a tarde no Çairé

A vila de Alter do Chão, em Santarém (PA), é rica nas práticas da dança e musicalidade, dentre eles o Carimbó. O ritmo de várias cidades e comunidades do Pará foi considerado no ano 2014 como patrimônio cultural paraense pelo Instituto o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com a proposta de valorizar a cultura local e regional, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), no apoio da Comissão Organizadora do Çairé, inovou nas tardes da programação do Çairé com apresentações de grupo de Carimbó Cumaru e a participação especial do Carimbó Filhos Maiandeua no elevado da praça Sete de Setembro, na tarde desta sexta-feira (22).

Saiba mais:

"Foi importante a iniciativa da Prefeitura ao evento Çairé, oportunizar o espaço nos dias oficiais, aos grupos de carimbó de raiz. Parabenizamos e ficamos felizes com a oportunidade", disse agradecido o integrante do grupo Cumaru, Maécio Monteiro.

O grupo Cumaru existe há 2 anos em Alter do Chão e é formado por 9 integrantes. Do gênero carimbó de raiz, na instrumentação pau e corda, as músicas são todas de autoria do Mestre Osmarino.

"Eu vim da capital paraense especial para o Çairé. Ontem foi muito lindo iniciado com o rito religioso. Hoje já apreciamos a praia e viemos à Praça, seduzidos pelo ritmo do carimbó, o som instrumental animado que representa o nosso Estado é contagiante. Excelente a valorização da cultura da casa, parabéns", destacou a aposentada Dejanira Gama, de 71 anos.

A programação prossegue na noite desta sexta-feira (22), às 18h, o rito religioso (barracão do Çairé), às 19h30, o Show local do César Brasil e Cristina Caetano (palco na Praça do Çairé), às 21h, Show Lucinha Bastos (Lago dos Botos), às 23h, Show Pinduca (Lago dos Botos) e às 2h, a Banda Ricardão (Lago dos Botos).